Central dos Sindicatos Brasileiros

A CSB é a nova trincheira de luta dos trabalhadores do Amazonas

A CSB é a nova trincheira de luta dos trabalhadores do Amazonas

Reunião que marcou a fundação da Seccional aprovou apoio à recuperação da BR 319, que liga os estados do Amazonas e Rondônia, e contra a suspensão do seguro-defeso

“A CSB chega ao estado do Amazonas para ser uma nova e indestrutível trincheira da luta em defesa dos trabalhadores mais necessitados, lutando contra as medidas que visam impedir o desenvolvimento sustentável e melhoria de vida da população que mais precisa”, disse o presidente da CSB, Antonio Neto, ao abrir o encontro da Central no estado do Amazonas nesta quarta-feira, 28.

Duas questões foram lembradas pelo presidente como exemplos negativos que prejudicam a vida do trabalhador. “A suspensão do seguro-defeso por 120 dias é um absurdo. Mais uma vez a corrupção é desmontada e o povo mais necessitado é quem paga o pato”, disse o presidente ao se referir à decisão do Ministério da Agricultura de suspender o pagamento do seguro-defeso por 120 dias para recadastrar os pescadores. A medida foi tomada devido a uma operação da Polícia Federal, que descobriu irregularidades no Ministério.

Outra questão abordada por Antonio Neto foi a defesa da retomada das obras de recuperação da BR-319, que liga a capital amazonense e Porto Velho (RO). A CSB decidiu se somar ao movimento favorável à liberação de obras embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e suspensas pela Justiça por meio de liminar.

“Não podemos mais aceitar que, sob a influência de ONGs estrangeiras, o Ibama e a Justiça impeçam que o País se desenvolva, impedindo que as comunidades isoladas possam vender seus produtos, tenham acesso ao desenvolvimento. A CSB defende sim a preservação ambiental, mas sabemos que é perfeitamente possível levar conforto e melhorias para o povo sem degradar a natureza”, disse Neto.

Deputado Denilson Chagas (PDT) 2O deputado estadual Dermilson Chagas (PDT) lembrou a luta dos sindicatos de pescadores e rurais para conquistar seus registros sindicais, fator fundamental para organizar o movimento de reivindicações dos trabalhadores. “O movimento sindical é forte demais através de vocês. O melhor de tudo é crescer com sua história, isso não se apaga. Podem matar o homem, mas seus propósitos permanecem. Por isso saúdo e parabenizo a CSB que se instala no Amazonas no dia de hoje”, afirmou.

Seguindo a fórmula estabelecida em todos os encontros da CSB, foi aberto espaço para que todos os dirigentes se manifestassem, apresentando suas sugestões e problemas enfrentados por suas categorias.

“Nós nos mobilizamos para suspender a Portaria 192 da ministra Kátia Abreu, que suspende o seguro-defeso. Lutamos por todos os pescadores do País e esperamos o apoio da CSB”, afirmou Raimundo Nonato da Silva Oliveira, do Sindicato dos Pescadores de Fonte Boa.

Odirlei Araújo, diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Amazonas, defendeu a necessidade de mudanças na postura da cúpula do movimento sindical. “Queremos ver sindicalismo de uma forma séria, porque a sociedade está saturada. Nós, trabalhadores da segurança pública, estamos sofrendo, pois muitos governos estão usando a dificuldade econômica para se negar a negociar. O Sinpol-AM tem interesse de participar deste movimento, queremos sindicalismo forte, sério e com apoio aos sindicatos”, disse.

E-mail 6

“Quero parabenizar a CSB pela coragem e determinação, de ter conseguido em tão pouco tempo sua aferição. Eu vim ouvir o que esta central tinha para apresentar. E ouvi muita proposta diferente, estamos vendo mudanças”, disse Manoel Elói, presidente do Sindpesca de Presidente Figueiredo.

Durante a reunião, foi aprovada a constituição da Seccional da CSB no estado do Amazonas. Formada por um integrante de cada sindicato filiado, a Comissão Provisória estadual terá a missão de organizar as ações da Central no Amazonas e participar ativamente das lutas dos trabalhadores.

Participaram do encontro sindicatos das cidades de Benjamin Constant, Maraã, Autazes, Barreirinha, Beruri, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Lábrea, Manaquiri, São Paulo Oliveira, Tonantins, Urucará, Urucurituba, Santa Isabel Rio Negro, Rio Preto da Eva, Manaus, Presidente Figueiredo, Manicoré, Itacoatiara, Eirunepé e Codajás.

Veja a galeria de imagens da reunião da CSB com sindicalista do Amazonas.