Central dos Sindicatos Brasileiros

Fórum Sindical MT debate aspectos jurídicos do MT Prev

Fórum Sindical MT debate aspectos jurídicos do MT Prev

Cláudio Farag acredita que recursos não devem sair do estado por meio de um plano de previdência complementar

Em discussão com o governo do estado desde o início do ano, o Fórum Sindical MT deu mais um passo para a qualificação do debate a respeito do MT Prev. Na última terça-feira (17), membros da organização se reuniram com o advogado especialista em Previdência Social Cláudio Farag para debater as propostas de mudanças na aposentadoria dos servidores, feitas pelo governador do Mato Grosso. A implantação de uma previdência complementar foi o principal tema do encontro, que aconteceu na sede do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (SINPAIG).

Advogado da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), da delegacia paulista do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO/SP) e responsável por conquistar a liminar que retirou a propaganda sobre a reforma previdenciária do governo de Michel Temer do ar, segundo Farag, é preciso estudar a proposta com cautela para os trabalhadores não caírem em nenhuma armadilha.

“Como nós estamos discutindo a previdência complementar dentro do conselho do MT PREV, decidimos conversar com profissionais capacitados para nos auxiliar. No caso do Dr. Farag, ele acredita que devemos manter essa atenção técnica a respeito do assunto e não permitir que os servidores mato-grossenses sejam vinculados a um fundo de Previdência fora do nosso estado, como propõe o governo, para não perdermos a governabilidade sobre esses recursos”, explica Wagner Oliveira, vice-presidente da CSB e membro do Fórum Sindical MT.

De acordo com o dirigente, a intenção do governo do Mato Grosso é vincular a aposentadoria dos servidores à Fundação de Previdência Complementar do Brasil Central (Prevcom-BrC), uma entidade fechada e autorizada a administrar os planos de benefícios dos servidores de Goiás – plano que, se colocado em prática, retirará o capital previdenciário do estado de origem.

“A questão é muito séria e por isso achamos importante debater, pois o governo estadual não tem [se] aprofundado nas análises técnicas. Nós soubemos pelos próprios servidores do MT Prev que o governo decidiu pelo modelo de previdência complementar, aderindo ao Brasil Central de Goiás sem qualquer estudo dos trabalhadores da autarquia. Então, temos feito esse contraponto para mostrar a real situação previdenciária do estado”, ressalta Oliveira.

Com o objetivo de ampliar ainda mais as discussões acerca do tema e qualificar os sindicalistas, o Fórum Sindical MT também planeja promover um seminário aos dirigentes sindicais e servidores de carreira estaduais e municipais com palestra de Cláudio Farag. Uma consultoria permanente do jurista, indicado pelo presidente da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal (ANFIP), é outra ação planejada pelo Fórum, que já contará com palestra da ANFIP nesta sexta-feira (27).