Central dos Sindicatos Brasileiros

Sem pagamento, professores de Janaúba decidem pela greve

Sem pagamento, professores de Janaúba decidem pela greve

Sem receber os salários de maio, os professores da rede municipal de Ensino de Janaúba (MG) decidiram, nesta segunda-feira (18 de junho), pela greve, até que a Prefeitura efetue o pagamento. O clima é de indignação, entre os pedagogos e professores efetivos, diante da atitude da administração municipal em priorizar o pagamento do pessoal contratado e comissionado e deixar a categoria da Educação concursada sem o dinheiro.

Nesta segunda-feira, mesmo sabendo que o prefeito não estava em seu gabinete, os professores se reuniram em frente à Prefeitura de Janaúba. A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIJANA) enviou ofício na semana passada ao prefeito solicitando uma reunião – mas, segundo informações oficiais, o Chefe do Executivo viajou e só retorna à cidade na quinta-feira (21 de junho).

Diante da ausência do prefeito e da falta de negociação, os pedagogos e professores efetivos que não receberam o salário decidiram paralisar as atividades até quando o prefeito retornar de viagem e autorize o pagamento salarial. Esse atraso afeta em torno de 350 servidores públicos municipais.

A assessoria do prefeito informou que o não pagamento aos professores foi devido “à falta de recurso” e que “a expectativa é juntar o dinheiro do ICMS e FPM previsto para entrar nas contas da prefeitura”. Porém, não definiu uma data para a quitação salarial dos educadores.

Durante a manifestação, a presidente do SINDIJANA, Marilea Ribeiro, disse que cobrará do prefeito o imediato cumprimento do acordo feito em março, no dia em que os servidores de vários setores suspenderam a greve: que o pagamento do funcionalismo municipal seja feito até o quinto dia útil.

Fonte: Feserp-MG