Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB integra Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (MG)

CSB integra Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (MG)
Precarização do SUS é apontada pelos conselheiros como o pior problema da saúde brasileira

 

 

O 1º secretário de segurança do Trabalho da CSB e presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais (SINTEST-MG), Claudio Ferreira dos Santos, o Kcau, foi eleito como membro titular do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (MG). A plenária de eleição foi realizada nesta quarta-feira (29), na Secretaria Municipal de Saúde local.

O Conselho é formado por gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), usuários do SUS e representantes sindicais dos trabalhadores do SUS. O objetivo do comitê é gerir e propor políticas para a saúde pública de Belo Horizonte.

Ao todo, os sindicatos têm três membros titulares e três suplentes no Conselho. Com mandato até 2020, após um acordo entre entidades, a CSB e SINTEST-MG se revezarão com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais na ocupação da vaga de conselheiro.

Na avaliação de Claudio Ferreira dos Santos, o principal problema na saúde é a precarização do SUS. “Faltam médicos, faltam medicamentos, há demora de três a quatro anos para marcação de consulta especializada. Esses problemas acontecem em BH e no Brasil todo. Nós vamos atacar esses problemas e buscar valorização das áreas médicas”, afirmou.

O dirigente também defendeu a ampliação de postos de saúde e disse que irá propor diversas melhorias para o setor.