Central dos Sindicatos Brasileiros

Assembleia em Pirapora (MG) define próximos passos da greve dos servidores

Assembleia em Pirapora (MG) define próximos passos da greve dos servidores

Uma Assembleia na manhã desta sexta-feira (23 de março) avaliou os cinco primeiros dias da greve dos servidores e definiu os próximos passos da paralisação, iniciada na última segunda-feira (19 de março). “A avaliação é positiva, pois está sendo um movimento coeso, com novas adesões a cada dia e com firmeza de propósitos”, afirmou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora (SINDIPIRA), Ernaldina “Dina” Sousa Silva Rodrigues. Presente na reunião, o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, sugeriu aos servidores, reunidos no salão anexo à sede do SINDIPIRA, algumas ações para a próxima semana. “Temos que criar fatos como, por exemplo, distribuir bananas à população como simbologia da banana que a prefeita está dando para o servidor (“ dar uma banana” na linguagem popular é tratar o outro com desdém e desrespeito), fazer panelaços e apitaços”, disse. “Os trabalhadores estão no caminho certo e essas ações darão ainda mais visibilidade ao movimento”, completou.

Após a Assembleia, os servidores em greve se dirigiram à Escola Municipal Maria Josefina Santos, no Bairro Industrial, onde os manifestantes denunciaram as precárias condições do ensino. “Hoje os alunos receberam um kit escolar, que já deveria ter sido entregue, com as mochilas, como exemplo, confeccionadas com material bastante frágil”, constatou Ernaldina Rodrigues.

Na tarde desta sexta-feira o Comando de Greve vai se reunir para discutir o cronograma de luta da próxima semana. Já está certa uma reunião com os alguns vereadores, provavelmente na quarta-feira (28 de março).

Os servidores de Pirapora estão em greve principalmente por causa do não cumprimento, por parte da Administração Municipal, de um acordo firmado em janeiro, que garantia aos servidores participação na elaboração de projetos de lei de interesse fundamental para o funcionalismo, como o Estatuto do Servidor e os Planos de Carreiras. Os servidores reivindicam também, entre outras coisas, o pagamento de adicional de insalubridade e melhores condições de trabalho, além negociar um reajuste salarial que recupere as perdas dos últimos anos.

Além da FESERP-MG, A CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) apoiam a greve dos servidores de Pirapora.

Fonte: FESERP/MG