Central dos Sindicatos Brasileiros

Em dia de votação da regulamentação do transporte, taxistas promovem terceiro ato em Brasília

Em dia de votação da regulamentação do transporte, taxistas promovem terceiro ato em Brasília

Conforme anúncio do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), PLC 28/2017 deve ser votado nesta terça (31)

Taxistas de todo o Brasil estão promovendo nesta terça-feira (31) o terceiro ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Trata-se de mais uma ação em defesa do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2017, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros.

A proposta, em fase final de tramitação, deve ser apreciada no Plenário do Senado Federal nesta terça-feira, de acordo com o presidente da Casa, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Segundo diretor da Associação dos Taxistas do Ceará, Adriano Oliveira, um dos organizadores dos três atos, a categoria está confiante na aprovação da matéria. “É um momento de muita euforia, muito otimismo. Todos nós acreditamos nesse resultado positivo”, afirmou.

A Secretaria de Segurança do Governo do Distrito Federal proibiu o uso de carro de som pelos taxistas em frente ao Congresso Nacional. “Entramos com mandado de segurança para liberação do carro”, informou o presidente do Sintaxi DF, Geocarlos Cassimiro de Araújo. Dessa forma, há manifestantes em frente ao Congresso e em frente à Catedral, local em que é possível a utilização do carro de som.

Para Araújo, a matéria prevê benefícios para toda a sociedade. “Vai trazer segurança principalmente para o usuário que hoje não sabe quem o transporta nesse sistema de carro particular por aplicativo e vai ser bom também para os motoristas dos próprios aplicativos porque hoje não tem norma, e aprovando o PLC eles terão direitos e deveres como os taxistas”, explicou.

Corpo a Corpo

Parte das lideranças está dentro do Congresso Nacional no corpo a corpo com parlamentares. “Mais uma vez taxistas de todo o Brasil estão no Senado Federal para buscar o apoio dos senadores e senadoras”, disse o diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado do Ceará e vice-presidente da CSB, Francisco Albuquerque Moura.

De acordo com o presidente do SINDITAXI/CE e vice-presidente da CSB Ceará, Vicente de Paula Oliveira, “as tratativas com os parlamentares precisam de continuidade”.