Central dos Sindicatos Brasileiros

Taxistas promovem nova manifestação pelo transporte seguro na Esplanada dos Ministérios

Taxistas promovem nova manifestação pelo transporte seguro na Esplanada dos Ministérios

Dirigentes e profissionais do setor seguem mobilizados em Brasília até a aprovação do PLC 28/2017, que regulamenta o transporte individual

Na reta final da tramitação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2017, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros, taxistas continuam mobilizados.

Em busca da aprovação do projeto, os trabalhadores promovem nesta terça-feira (24) manifestação em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios.

Conforme afirmou o diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado do Ceará e vice-presidente da CSB, Francisco Albuquerque Moura, taxistas de todo o Brasil participam da manifestação e apoiam em peso e integralmente o conteúdo da proposta.

Em discurso, o diretor da Associação dos Taxistas do Ceará, Adriano Oliveira, afirmou que os “taxistas quem direitos iguais”. O dirigente afirmou que, para a segurança da população, os carros com motoristas de aplicativos devem ser fiscalizados, assim como acontece com os táxis.

“O PLC 28/2017 não inviabiliza os aplicativos, só garante que a população saiba com quem está andando e quais são as condições dos veículos”, afirmou Oliveira.

Nesta terça, o texto foi discutido na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado e, segundo o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), o requerimento de urgência para votação da matéria  deve ser votado ainda nesta terça em Plenário.

Com a aproximação da apreciação dos senadores, o presidente do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal (Sintaxi DF), Geocarlos Cassimiro de Araújo, frisou que “todo processo tem início, meio e fim. Esse nosso já está chegando ao fim”.

“A regulamentação é importante porque – além de ser bom para o usuário, já que vai dar mais segurança – vai normalizar todo o serviço. O jeito que os aplicativos estão trabalhando é irregular e é ruim para todo o sistema de transporte do Brasil”.

Corpo a corpo

Além da manifestação, as lideranças da categoria estão no Senado para buscar apoio ao projeto. Os representantes já conversaram com os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Ricardo Ferraço (PSDB- ES), Pedro Chaves (PSC-MS), entre outros.