Central dos Sindicatos Brasileiros

Por unanimidade, Plenário do Senado aprova PEC que cria polícias penais

Por unanimidade, Plenário do Senado aprova PEC que cria polícias penais

Se os deputados também aprovarem a matéria, os agentes penitenciários passarão a ter os mesmos direitos da carreira policial

Em segundo turno e por unanimidade, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2016, que prevê a criação das polícias penais federal, estaduais e distrital. O texto, que teve 62 votos favoráveis, segue para análise da Câmara dos Deputados.

“Esse projeto cria o órgão polícia penal no Brasil, transforma os agentes penitenciários em policiais penais e, no caso dos agentes penitenciários do Distrito Federal, a União passa a custear toda a categoria”, afirmou o presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (SINDPEN-DF) e vice-presidente da CSB, Leandro Allan.

De acordo com nota do SINDPEN-DF, se a Câmara aprovar a matéria, os agentes penitenciários passarão a ter os mesmos direitos da carreira policial, já que a proposta prevê a constitucionalização da categoria inserindo-os no artigo 144 da Constituição Federal, com os direitos previstos na carreira policial.

Na avaliação do secretário-geral da entidade, Wesley Barreto Bastos, que acompanhou a votação no Senado, “[o texto] trará identidade para a categoria, acabando com a miscelânea de nomes que existe. Além disso, possibilita a aposentadoria especial nos moldes das carreiras policiais, o que hoje só conseguimos via judicial. Ao ser virar uma instituição, teremos mais condições de autogestão e organização, acabando assim com uma série de desmandos e perseguições que ocorrem, principalmente em virtude de outras forças da segurança pública comandarem os sistemas penitenciários nos estados”, pontuou.

O autor do projeto, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), frisou que os agentes penitenciários exercem a segunda profissão mais estressante do mundo.

“O Estado precisa retomar o controle dos presídios, que muitas vezes têm se tornado um quartel do crime organizado. A PEC é uma expressão de reforço em um tema tão importante hoje, que é a segurança pública”, pontuou o parlamentar.