Central dos Sindicatos Brasileiros

8ª Conferência Estadual de Saúde aprova moção da CSB RS sobre registro dos acidentes de trabalho na administração pública

8ª Conferência Estadual de Saúde aprova moção da CSB RS sobre registro dos acidentes de trabalho na administração pública
Documento da entidade denuncia os perigos aos trabalhadores com a ausência da formalização dos casos

 

A moção de apelo da CSB RS para que todos os registros de acidentes sejam efetivamente computados pelas administrações municipal, estadual e federal foi aprovada pela 8ª Conferência Estadual de Saúde, realizada entre os dias 24 e 26 de maio, em Porto Alegre.

No último dia 24, a Central divulgou denúncia de sua Regional sobre o fato de que os registros dos acidentes de trabalho nos órgãos oficiais não estavam sendo feitos pelos responsáveis, o que prejudica o trabalhador que precisa de auxílio.

Ivonei C. Fão – secretário de Saúde da Seccional Rio Grande do Sul e delegado do evento, representando a cidade de Frederico Westphalen – e Valmor Saldanha coletaram 130 assinaturas de delegados em apoio à moção. Com isso, o documento pôde ser encaminhado para apreciação em plenário.

Lida e colocada em votação, a moção foi aprovada por unanimidade. Com isso, o texto constará no relatório final do evento e será encaminhado para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

O encontro em Porto Alegre reuniu representantes de 406 municípios, que discutiram o Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário de Saúde da CSB RS colocou seu nome à disposição para participar da eleição dos delegados que deverão representar o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada entre 4 e 7 de agosto, em Brasília.

Com o apoio dos municípios de sua regional de saúde, Ivonei C. Fão foi eleito e vai compor a delegação gaúcha com o objetivo de dar prosseguimento ao trabalho de construção de novas políticas públicas para garantir o acesso aos serviços de saúde para todos os cidadãos brasileiros.

Veja as propostas prioritárias da 8ª Conferência Estadual de Saúde