Central dos Sindicatos Brasileiros

SINDITAXI-CE se reúne com Prefeito Roberto Claúdio e apresenta demandas dos taxistas

SINDITAXI-CE se reúne com Prefeito Roberto Claúdio e apresenta demandas dos taxistas

O SINDITAXI-CE se reuniu com o prefeito Roberto Cláudio na última quinta-feira, dia 5 de setembro, para tratar de uma série de demandas, como a situação do Clube dos Taxistas. Participaram do encontro o presidente, Francisco Moura, o vice-presidente, Cláudio Freitas e os diretores Messi Freitas e Adriano Oliveira. O evento também contou com a presença do senador Cid Gomes.

“Colocamos para o prefeito que o Clube dos Taxistas foi invadido e depredado por criminosos, que se apossaram do local e saquearam todos os móveis das dependências do nosso clube. Nossa proposta é que a Prefeitura fizesse uma permuta e doasse ao SINDITAXI-CE um terreno em outra região para que junto com o setor público e a iniciativa privada pudéssemos reativar o espaço recreativo dos taxistas”, declarou o presidente Moura. “O prefeito aceitou a proposta e nos informou que irá realizar os encaminhamentos para uma permuta. Ele assumiria lá no Quintino Cunha e nos ofertaria outro terreno em Fortaleza. Ficamos de conversar com a Secretaria de Planejamento para dar o encaminhamento à concretização da permuta”, declarou o sindicalista.

O segundo assunto tratado foi o número exorbitante de carros por aplicativos trabalhando em Fortaleza. “Hoje na nossa capital existe uma liberdade para que carros com placas de outras cidades possam rodar. No nosso entender, isso só prejudica o profissional taxista, a população e a mobilidade urbana, ficando assim um mercado sem controle. Colocamos ao prefeito, a princípio, que os carros só rodem com placas do município de Fortaleza. Ele achou muito boa a sugestão e disse que iria providenciar os encaminhamentos para torná-la realidade”, declarou.

“Para resolver de maneira eficaz, é importantíssimo a limitação do número de carros de aplicativos. Mas garantir que apenas placas da capital circulem em Fortaleza já é um grande passo. E o prefeito foi sensível à proposta”, complementou o presidente Moura.

Curso da Carteira Padrão

Moura também disse ao prefeito que não enxerga a necessidade de realizar, a cada dois anos, o curso para a Carteira Padrão. “O SINDITAXI-CE acredita que isso é um exagero. Solicitamos uma resolução, junto à Etufor, para essa situação. Hoje são cinco dias de curso com 28 horas/aulas. Na renovação, quando vencer a carteira, é melhor que seja realizado apenas uma aula de um dia, enquanto o curso de 28 horas seja destinado apenas para quem está fazendo a qualificação pela primeira vez”, ressaltou.

Fiscalização e multa

O SINDITAXI-CE também cobrou uma ação eficaz da Prefeitura com relação à fiscalização. Na sequência, foi discutida também a questão de pesadas multas às plataformas. “Todos os meses, os aplicativos têm que entregar, à Secretaria de Conservação de Serviços Públicos e à Etufor, a atualização dos motoristas de aplicativos. Porém estão atrasando, ficam se escondendo e burlando de todas as formas. Não tem punição prevista na lei, somente para os motoristas. Queremos punições para as plataformas por desrespeitar o envio das informações atualizadas”, disse Moura.

O presidente do SINDITAXI-CE também falou da questão da vistoria. “Carros com as placas de final 0, 1, 2 e 3, por exemplo, já passaram do prazo de vistoria da Etufor e alguns deles ainda não foram fazer o procedimento. Porém, ainda assim, estão sendo repassadas corridas para eles. É por isso que exigimos multas para as plataformas”, finalizou.