Central dos Sindicatos Brasileiros

Por uma legislação justa, taxistas de Fortaleza e Rio de Janeiro permanecem mobilizados

Por uma legislação justa, taxistas de Fortaleza e Rio de Janeiro permanecem mobilizados

Na capital cearense, a categoria está na Câmara de vereadores; no Rio, taxistas fazem ato em frente à prefeitura 

Nesta terça-feira (15), taxistas da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e de Fortaleza (CE) participam de atos, nos respectivos municípios, na defesa de uma legislação mais justa e segura para os taxistas, motoristas de aplicativos e, principalmente, para os passageiros.

Na capital cearense, um grupo de aproximadamente 100 taxistas acompanham, dentro e fora da Câmara, a votação que está prevista para acontecer ainda na terça e que pode aprovar a regulamentação dos aplicativos de transporte individual no município.


A categoria, que está mobilizada desde o dia 2 de maio, quando realizaram uma carreata, entregou aos vereadores uma proposta de emenda, que inclui na regulamentação itens como idade mínima de 5 anos do veículo para operar no sistema, veículos licenciados no estado do Ceará, entre outras preposições.

Na capital fluminense, os taxistas, que já promoveram uma mobilização na última quinta-feira (10), fizeram um ato, na manhã desta terça-feira (15), em frente à prefeitura, onde protestam por mudanças no Decreto 44.399, assinado pelo prefeito Marcelo Crivella.

Buscando dar voz às suas reivindicações, os taxistas querem que o prefeito crie limitações, como aplicar o seguro RCF (seguro que protege os passageiros), a limitação de carros, que também não está dentro do Decreto, a cerca eletrônica, que somente os carros do município possam rodar e que a prefeitura seja reguladora diretamente do serviço.

Os taxistas seguiram em carreata até a Câmara dos Vereadores, onde tentam dialogar com os parlamentares da Casa.

Acompanhe as mobilizações no site da CSB.