Central dos Sindicatos Brasileiros

Contra desmonte no Sistema Nacional de Emprego, CSB-CE se mobiliza em Fortaleza

Contra desmonte no Sistema Nacional de Emprego, CSB-CE se mobiliza em Fortaleza
Entidade é contra corte de verba em setor importante para recolocação dos trabalhadores fora do mercado 

 

A Seccional Ceará da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participou na tarde da última quarta-feira (27) de ato contra o corte de verba estadual e federal para o Sistema Nacional de Emprego, que em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho formam o SINE/IDT, responsável por auxiliar milhares de pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho por meio de qualificação profissional e intermediação de mão de obra.

Segundo informações das entidades, os servidores estão há pelo menos dois meses sem receber seus salários. O corte no repasse de verba também pode provocar queda de 25% nos atendimentos das unidades, que podem ser reduzidas de 32 para 18.

A mobilização contra essa agenda de retrocessos aconteceu em frente ao posto de atendimento no centro de Fortaleza e contou com a presença de diversas entidades sindicais solidárias ao problema, que atinge mais uma vez o povo trabalhador.

Enquanto o desemprego aumenta para 13,1 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE, as ações contra gastos atingem os que mais precisam dos serviços do SINE/IDT, aqueles que procuram uma recolocação no mercado de trabalho.

Cansados desses critérios, a Seccional da Central no estado foi para as ruas.

“Repudiamos a tentativa de desmonte do governo federal e do governo estadual com uma instituição que mensalmente coloca milhares de pessoas no mercado de trabalho. É um absurdo ver os funcionários do SINE/IDT não receberem seus salários há dois meses. Vamos juntos defender esta valorosa instituição, pois o SINI/IDT tem um papel primordial para a classe trabalhadora, principalmente para aqueles que buscam a inserção no mercado de trabalho ”, disse Francisco Moura.