Central dos Sindicatos Brasileiros

Videoteca

csb-banner-videoteca


Videoteca



Com o intuito de preparar e capacitar suas bases, a Central dos Sindicatos Brasileiros disponibiliza na sua videoteca uma lista de produções audiovisuais nacionais e estrangeiras, que proporcionam conhecimento sobre assuntos importantes para o movimento sindical relacionados às relações de trabalho, à economia, política e realidade dos trabalhadores.

Algumas obras podem ser assistidas online e todas apresentam sinopse e informações sobre a produção.


97% Owned – Economic Truth documentary

Sinopse

Este é o primeiro documentário a abordar nosso sistema econômico e financeiro a partir da perspectiva do Reino Unido. Ele explica o funcionamento interno de Bancos Centrais e do processo de criação do dinheiro.

97owned-dvd-cover-web_01-e1431087144160Quando o dinheiro guia quase todas as atividades do planeta, é essencial que entendamos as perguntas mais simples, que muitas vezes são esquecidas, como: De onde vem o dinheiro? Quem o cria? Quem decide como ele é usado? E o que isso significa para as milhões de pessoas comuns que sofrem quando o sistema monetário e financeiro se rompe?

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: Reino Unido

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2012

Direção: Michael Oswald

Elenco:

Link:https://www.youtube.com/watch?v=XcGh1Dex4Y


A bacia de açúcar de Colleville 

Sinopse2-a-bacia-de-acucar-de-colleville

Em 2003, Candy Coleville Normandia fecha as suas portas após uma rodada final, deixando centenas de trabalhadores desempregados. “Há 34 fábricas de açúcar na França. Em 10 anos haverá apenas 25. Coleville é a menor delas, por isso precisa ser fechada”. E, no entanto, a planta é rentável. Como lidar com essa lógica aparentemente inevitável?  E a luta é para salvar o que? Um plano social para satisfazer os funcionários?

Dados técnicos

Título Original: Les Sucriers de Colleville

País de Origem: França

Gêneros: Documentário

Lançamento: 2004

Direção: Ariane Doublet


A cadeia do silêncio

Sinopse

Em 1993, Francis Verstaen, operário da Volkswagen em Forest, na Bélgica, é vítima de um acidente de trabalho e não consegue ser reconhecido como tal pela seguradora da empresa.
O documentário conta a história do desejo de compreender, a partir do espanto causado pela negação coletiva da tragédia, que ocorreu no local de trabalho. Um sofrimento, que se origina em um acidente de trabalho e que leva gradualmente ao isolamento social.

Dados técnicos

Título Original: La Chaîne du silence

País de Origem: Bélgica

Gêneros: Documentário

Lançamento: 1999

Direção: Agnès Monami Lejeune e Eric Produzido por RTBF


A classe operária vai ao paraíso

Sinopse

No filme “A classe operária vai ao paraíso”, de Elio Petri (Itália, 1971), Lulu Massa é um operário consumido pelo capital e cujo trabalho consome sua vida. A fábrica adota sistema de quotas (metas) que intensifica a produção. Lulu é o operário-padrão da fábrica, sendo hostilizado pelos outros companheiros de chão de fábrica.

4-la-classe-operaia-va-in-paradisoApós perder um dedo na máquina, Lulu adota uma atitude crítica ao modelo de exploração, confrontando a gerência. Os operários (situação e oposição sindical) contestam as cotas. Após uma greve, Lulu é demitido. Depois de negociações, ele consegue ser readmitido na fábrica, voltando à linha de produção, reintegrando-se ao coletivo de trabalho. Por conta da mobilização operária, o sistema de cotas é revisto pela direção da fábrica.

Dados técnicos

Título Original: La Classe Operaia Va In Paradiso

País de Origem: Itália

Gêneros:  Drama/Drama Político

Lançamento: 1971

Direção: Elio Petri

Elenco:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=c7oTQIe_-fs


A corporação

Sinopse

A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma “pessoa”, são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual.

A exploração da mão-de-obra barata no T5-a-corporacaoerceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados. Há entrevistas com presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.

Dados técnicos

Nome Original: The Corporation

Ano de Lançamento: 2004

Direção: Jennifer Abbott, Mark Achbar

Elenco: Michael Moore, Noam Chomsky

Gênero: Documentário

Nacionalidade: Canadá

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Zx0f_8FKMrY


A parte do gato

 Sinopse

Carmo do Rio Verde, Goiás – um vilarejo que sobrevive graças à exploração da cana-de-açúcar. Os usineiros que atuam no local, realizando a produção completa do álcool, são donos ou ”inquilinos” dos campos de cultivo e empregam 2 mil trabalhadores, sendo que 1.200 são temporários, contratados por um ”gato”. A ação do documentário é conduzida por um desses trabalhadores, que chega esperançoso ao seu novo emprego.

Dados técnicos

Título Original: La Verità Del Gatto

País de Origem: Bélgica

Gêneros:  Documantário

Lançamento: 2006

Direção: Jeremy Hamers


A Pedra da Riqueza

Sinopse

A partir de depoimentos dos próprios garimpeiros, o documentário procura compreender o processo primitivo do trabalho de garimpo da xelita nas minas da região do Vale do Sabugi, Paraíba, consideradas das mais importantes do mundo.

Enfoca as rudimentares condições de vid7-a-pedra-da-riquezaa desses trabalhadores, num sistema de trabalho quase primitivo, sem carteira de trabalho, assistência médica ou social. Eles desconhecem o valor e o destino da matéria-prima que extraem: o tungstênio, utilizado nos mais sofisticados e complexos instrumentos da tecnologia nuclear.

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: Brasil

Gêneros: Documentário

Lançamento: 1976

Direção: Wladimir Carvalho


A ponte

Sinopse

“A Ponte”, produzido pelo Instituto Rukha e dirigido por João Weiner, mostra a realidade dos bairros de baixa renda da Zona Sul de São Paulo. O vídeo, que conta a história dos moradores da região que não se conformam com essa situação e fazem de tudo para mudá-la, se configura num grande incentivo à população na participação desse processo de transformação.

Dados técnicos8_a-ponte

Título Original:

País de Origem: Brasil

Gêneros: Documentário

Lançamento: 2006

Direção: João Weiner

Elenco:

Link: https://vimeo.com/14814248


A vida em cana

Sinopse

Documentário com os trabalhadores das usinas de Jaú, que estão incluídas entre as maiores produtores de açúcar e álcool do Brasil.

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: Brasil

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2001

Direção: Wolney Atalla

Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=m1jMOVLI14o

Part 2: https://www.youtube.com/watch?v=ljm1BiyH-zM

Part 3: https://www.youtube.com/watch?v=wiPa7lRJrc8


A voz do Campo

Sinopse

Nas mãos de uma parteira em uma casa de biqueira tapada de barro, nasceu o sindicalista Euclides Nascimento. Foi no engenho Cafundó, localizado no município pernambucano de Buenos Aires, que o camponês ainda menino percebeu os abusos que os latifundiários impunham sobre os direitos do trabalhador rural. Fundador dos primeiros sindicatos da Zona da Mata Norte de Pernambuco, formado pela igreja na década de 60. Nascimento torna-se um dos grandes líderes agrários desse estado. Mesmo perseguido, combateu ativamente a repressão da ditadura, conseguindo manter muitos sindicatos livres das intervenções durante sua presidência.

 Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: Brasil

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2009

Direção: Danielle Almeida


Cabra marcado para morrer

Sinopse

Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato.

O tema principal do filme passa a ser a11-cabra-marcado-para-morrer trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: Brasil

Gêneros: Documentário

Lançamento:  1984

Direção: Eduardo Coutinho

Elenco: Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Tite de Lemos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=JE3T_R-eQhM


Capitalismo, uma história de amor

Sinopse

O documentário explora as raízes da crise financeira global de 2008, no período de transição entre a saída de George Bush e a posse de Barack Obama no governo dos EUA, as falcatruas políticas e econômicas que culminaram no que o diretor descreve como “o maior roubo da história dos EUA”: a transferência de dinheiro dos contribuintes para instituições financeiras privadas.

O arrocho da política fiscal, aplicado a toque de caixa, a partir da administração Reagan (1981-89), a falta de regulação do Estado, um terreno fértil para que as operações do sistema financeiro se tornassem ainda mais complexas e a carta branca para as grandes corporações, especialmente os bancos, aumentarem a fortuna.

Michael Moore apresenta uma anális12-capitalismo-uma-historia-de-amore de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto que a maioria perde cada vez mais direitos.

Dados técnicos:

Título Original: Capitalism: a love story

País de Origem: EUA

Gênero: Documentário

Idioma: Inglês

Ano de Lançamento: 2009

Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures Brasil

Direção: Michael Moore

Link: https://www.youtube.com/watch?v=FaMRSjiL4IE


Catastroika 2012

Sinopse

Elaborado pelos mesmos produtores de Dividocracia, o documentário trata da privatização de setores chave da economia, tais como: comunicações, energia, transportes e água.

Passando pela Rússia de Boris Ye13-catastroikaltsin, Inglaterra de Tatcher, EUA de Reagan, até chegar na Grécia atual, o documentário nos mostra como a ideologia neoliberal – que prega o Estado Mínimo – funciona na prática: utiliza o próprio Estado para transferir patrimônio público em serviço de interesses privados.

Dados técnicos

Título Original: Catastroïka – Privatization Goes Public

País de Origem: Grêcia

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2012

Direção: Aris Chatzistefanou

Links: https://www.youtube.com/watch?v=RXYAJF9ZmkY


Como Era Verde Meu Vale

Sinopse

Huw Morgan, um homem com mais de 50 anos, se prepara para deixar o vale onde sempre viveu. Ele passa a relembrar acontecimentos marcantes de sua vida, em especial a época em que tinha seis anos de idade (Roddy McDowell).

Seu pai, Gwilym Morgan (Donald Crisp), e os irmãos mais velhos trabalhavam na mina de carvão local, principal empregador do vale. Sua mãe, Beth (Sara Allgood), e a irmã Angharad (Maureen O’Hara) cuidavam da casa.

Quando os lucros diminuem, Evans (Lionel 14-como-era-verde-meu-valePape), proprietário da mina, resolve diminuir o salário de todos os funcionários. Isto provoca uma greve geral, que dura 22 semanas e divide a família Morgan. Enquanto Gwilym se recusa a entrar em greve, os irmãos de Huw resolvem aderi-la. Paralelamente Angharad se apaixona pelo sr. Gruffydd (Walter Pidgeon), o pregador do vale.

 Dados técnicos

Título Original: How Green Was My Valley

País de Origem: EUA

Gêneros:  Drama/Filme épico

Lançamento: 1941

Direção: John Ford

Link: https://www.youtube.com/watch?v=3jIB_FIv0Kg


Da Servidão Moderna

Sinopse

A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir.

Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época.

Contrariamente aos escravos da antigu15-da-servidao-modernaidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber.

Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.

Dados técnicos

Título Original: De la Servitude Moderne

País de Origem: França

Gênero: Documentário

Lançamento: 2009

Direção: Jean-François Brient

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Up8tjRRne_0


Daens: Um Grito de Justiça

Sinopse

Uma história verídica de um padre que se engaja nas lutas operárias do final do século passado, entrando em conflitos com o governo e com a Santa Madre. Ressalta a revolução Industrial, incluindo a situação das mulheres e das crianças.

A história se passa na pequena cidade de Aalst, na Bélgica, onde se iniciam as primeiras reinvindicações por parte dos trabalhadores da indústria por melhores condições de trabalho. A situação se agrava com a recessão, o que só faz mudar quando o Padre Daens assume a igreja da cidade, onde os trabalhadores de uma indústria têxtil vivem em estado de miséria absoluta.

Seu coração balança perigosamente entre o ofício 16-daens_um-grito-de-justicada fé e conscientização política dos oprimidos, num ambiente típico do século XIX, quando ainda não havia leis/garantias, mesmo porque não havia verdadeiros representantes do povo no parlamento que garantissem os direitos dos trabalhadores, visto que a situação de julgo e exploração imposta pela classe dominante não deixa a salvo nem mesmo as crianças.

Dados técnicos

Título Original: Daens

País de Origem: França, Bélgica, Holanda

Gêneros:  Biografia / Drama histórico.

Lançamento: 1992

Direção: Stij Coninx

Elenco: Jan Decleir (Daens), Gerard Desarthe (Charles Wooest), Antje de Boeck (Nette Scholliers), Michael Pas (Jan De Meester), Karel Baetens (Jefke), Julien Schoenaerts (Bispo Stillemans), Wim Meuwissen (Pieter Daens).

Parte 1- https://vimeo.com/46428638

Parte 2- https://vimeo.com/46316968


Dois dias, uma noite

Sinopse17-dois-dias-uma-noite

Sandra (Marion Cotillard) perde seu emprego, pois outros trabalhadores da fábrica preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo. Ela e o marido (Fabrizio Rongione) têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego.

Dados técnicos

Título Original: Deux jours, une nuit

País de Origem: França, Bélgica, Itália

Gêneros: Drama

Lançamento: 2015

Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

Link: https://www.youtube.com/watch?v=P2F7tBFNndY


Eles não usam black tie

Sinopse

Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica.

Preocupado com o casamento e tem18-eles-nao-usam-black-tieendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Dados técnicos

País de Origem: Brasil

Gêneros: Drama

Lançamento: 28 de setembro de 1981

Direção: Leon Hirszman

Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Fernanda Montenegro

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog


Food Chains

Sinopse19-food-chains

Nos Estados Unidos, os trabalhadores rurais são uma das categorias mais mal pagas e com as piores condições de trabalho. O interesse na indústria alimentícia é tão enorme quanto o desinteresse em quem, de fato, produz os alimentos. A escravidão, há séculos, foi abolida, mas a exploração da mão de obra segue acontecendo. Tal exploração massiva é perpetuada pelas grandes empresas e, sobretudo, pelas grandes redes de supermercados.

 Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: Eua

Gêneros: Documentário

Lançamento: 2014

Direção: Sanjay Rawal

Elenco: Forest Whitaker, Alma Martinez, Eva Longoria

Link- http://www.adorocinema.com/filmes/filme-232828/


Germinal

Sinopse20-germinal

Durante o século XIX, os trabalhadores franceses eram explorados pela aristocracia burguesa, que dava condições miseráveis para seus empregados. Em uma cidade francesa, os mineradores de uma grande mineradora decidem realizar uma greve e se rebelam contra seus chefes, causando o caos.

 Dados técnicos

Título Original: Germinal

País de Origem: França, Itália, Bélgica

Gêneros: Drama, Histórico

Lançamento: 1993

Direção: Claude Berri

Elenco: Renaud, Miou-Miou, Gérard Depardieu

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mU1hKZfN3ow

Part 2: https://www.youtube.com/watch?v=YxvC9Ow7T94


O mundo global visto do lado de cá

Sinopse

O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, sejam comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravado quatro meses antes de sua morte.
O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida, o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar.

O documentário percorre algumas trilha21-globalizacao-milton-santos-o-mundo-global-visto-do-lado-de-cas desses caminhos apontados por Milton. Vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais, que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do ‘sistema’ ou do Globaritarismo — termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: Brasil

Gêneros: Documentário

Lançamento: 2002

Direção: Sílvio Tendler

Elenco:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM


Inside Job

Sinopse22-inside-job

Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Ao todo, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação. Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico.

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: EUA

Gêneros: Documentário

Lançamento: 2010

Direção: Charles Ferguson

Elenco: Matt Damon

Link: https://www.youtube.com/watch?v=D9ub25WjEK0

(em inglês)


La tierra tiembla (1948)

Sinopse

Segundo filme do diretor italiano Lucino Visconti, que conta a história de um povoado pesqueiro da Sicilia, onde os pescadores saem a noite com suas redes e voltam no amanhecer. Mas o lucro não era para eles, e sim para os comerciantes.

O diretor coloca ênfase na compra e venda dos peixes e a vida dos trabalhadores, que se afundaram na pobreza. As condições sociais são as mesmas durante anos, até uma família decidir romper esse círculo vicioso e vender seu próprio pescado.

Apesar da boa vontade, a família 23-la-tierra-tiemblaterá que enfrentar o repúdio e abandono da comunidade que eles querem ajudar.

Dados técnicos

Título Original: La tierra tiembla

País de Origem: Itália

Gêneros:  Drama

Lançamento: 1948

Direção: Luchino Visconti

Elenco: Maria Micale, Sebastiano Valastro, Antonio Arcidiacono, Giuseppe Arcidiacono, Salvatore Vicari, Antonino Micale y Nelluccia Giammona.

Música: Willy Ferrero

Fotografía: G.R. Aldo (AKA Aldo Graziata) (B&W)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Vv-_WVLtzrI

(em italiano)


Living on one dollar

24-living-on-one-dollarSinopse

Documentário que conta a história de quatro amigos que, após estudarem Economia na Califórnia, decidem viver com um dólar por dia na Guatemala, para poder entender, da melhor forma possível, como a vida na pobreza funciona.

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: EUA

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2013

Direção: Zach Ingrasci, Chris Temple, Sean Leonard

Link: https://www.youtube.com/watch?v=kwCQjJwoi-E

(em Inglês/Francês)


Migrantes

Sinopse

Documentário que retrata as condições de trabalho e vida dos trabalhadores do Nordeste nos canaviais das modernas usinas paulistas e os motivos que os levam a migrarem de suas terras para submeterem-se a um trabalho árduo, penoso e arriscado no corte da cana.

25-migrantesNos canaviais eles ficam sujeitos a uma nova disciplina e submetidos a um ritmo de trabalho que os colocam no limite de suas capacidades físicas: são obrigados a cortar, no mínimo, 10 toneladas de cana/dia para permanecerem empregados. A produtividade aumentou as dificuldades no trabalho também, os ganhos continuam insuficientes. Assim, estes trabalhadores, super-homens da produção, migram por necessidade. A realidade destes trabalhadores do agronegócio da cana é desafiadora para a sociedade e autoridades brasileiras. Como reverter esta situação? Este é o maior desafio que o vídeo documentário coloca em cena.

Dados técnicos

País de Origem: Brasil

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2007

Direção: Beto Novaes, Francisco Alves e Cleisson Vidal

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=Laf1BwcGpgI


Norma Rae

Sinopse26-norma-rae

Hinleyville, pequena cidade onde a maioria da classe operária trabalha em uma indústria têxtil, cujas condições de trabalho são intoleráveis. Lá trabalha Norma Rae (Sally Field), que vive com seus pais, que também são operários da fábrica.

Vindo de Nova York, Reuben Warshowsky (Ron Leibman) é um sindicalista que, ao chegar na cidade, é tratado de forma grosseira pela população. Isso não o impede de dizer às pessoas o quanto elas estão sendo exploradas. Norma e Reuben se conhecem, e com isso cresce o interesse dela pela luta sindical.

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: EUA

Gêneros:  Drama

Lançamento: 1979

Direção: Martin Ritt


O Capital

Sinopse

27-o-capitalOs cidadãos do século XXI são escravos do capital: sofrem com os problemas e celebram os triunfos. Esta é a história da ascensão de um escravo do sistema que se transforma em seu mestre. O trabalhador Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) se aventura no mundo feroz do capital. Ao mesmo tempo, o chefe de um importante banco de investimentos europeu se apega ao poder quando uma empresa americana tenta comprá-los.

 Dados técnicos

 Título Original: Le Capital

País de Origem:

Gêneros: Documentário

Lançamento: 2013

Direção: Costa-Gavras

Elenco: França

Link: https://www.youtube.com/watch?v=xL8hXYGg8mA


O Emprego

 Sinopse28-o-emprego

“O Emprego” (El Empleo, 2008) é um curta-metragem argentino que trata da relação das pessoas com o trabalho.

 Dados técnicos

Título Original: El Empleo

País de Origem: Argentina

Gêneros: Animação

Lançamento: 2008

Direção: Grasso ‘Bou’ Santiago
Idéia: Patricio Plaza
Animação: Santiago Grasso / Patricio Plaza
Produtor / Produção Empresa: Opusbou

Link : https://www.youtube.com/watch?v=cc-3ppKPvjo


O embaixador

Sinopse29-o-embaixador

O jornalista e documentarista dinamarquês Mads Brügger decide se fazer passar por um diplomata internacional/traficante de diamantes e pedras preciosas para se infiltrar no regime de tráfico de diamantes que movimenta as economias de diversos países da América Central, ao mesmo tempo em que realiza uma verdadeira concentração de riquezas que mantém a miséria da população e o caráter de colônia destes países africanos.

Dados técnicos

Título Original: The Ambassador

País de Origem: Dinamarca

Gêneros: Documentário

Lançamento: 2011

Direção: Mads Brügger

Elenco: Mads Brügger


O filho da noiva

Sinopse

Aos 42 anos, Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai.

Rafael raramente 30-o-filho-da-noivavisita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes. A ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho, e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento. Em meio a todas estas responsabilidades, Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.

Dados técnicos

Título Original: El Hijo de la Novia

País de Origem: Espanha, Argentina

Gêneros: Comédia dramática

Lançamento: 2002

Direção: Juan José Campanella


O fim da pobreza?

Sinopse

Uma investigação sobre as verdadeiras causas da pobreza no mundo de hoje e se elas derivam de uma orquestração deliberada desde a época das colônias.

E sobre a evolução d31-o-fim-da-pobrezao sistema socioeconômico atual, no qual as nações ricas exploram as pobres e 25% da população do mundo consomem 85% de seus recursos: posse de terra, exploração de recursos naturais, dívidas, mercado livre e uma demanda cada vez maior por lucro nas empresas.

Dos bairros na América Latina às favelas na África, célebres economistas, políticos e profissionais engajados em movimentos sociais alertam sobre como as nações desenvolvidas estão pilhando o planeta num nível que supera sua capacidade de prover vida e resultando em grande pobreza.

Dados técnicos

Título Original: The End Of Poverty?

País de Origem: Eua

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2008

Direção: Philippe Diaz

Link:  https://vimeo.com/69464025


O Homem que virou suco

Sinopse

O filme “O Homem que virou suco” de João Batista de Andrade é daqueles que mudam sua opinião sobre arte e sobre a vida. O filme conta a história de Deraldo, imigrante nordestino que luta para sobreviver nas metrópoles paulistas com sua poesia e seus cordéis. A trama começa quando em outro extremo da capital, Severino, um operário de uma multinacional, mata seu patrão na festa em que recebe o título de operário símbolo.

Deraldo e Severino são idênticos, e como o nordestino não tem documentos, passa a ser procurado pela policia pelo assassinato do empresário norte-americano. A partir daí a história se desdobra em uma epopeia que conta a luta de Deraldo para fugir da polícia e sobreviver diante de tantas dificuldades e preconceitos sobre sua pessoa.

O filme é uma denúncia a todo pre32-o-homem-que-virou-sucoconceito velado sobre o povo nordestino, povo esse que construiu São Paulo sobre seu suor e que tem que lutar constantemente contra o preconceito da cidade grande, onde ser pobre, preto e nordestino é motivo de chacota e de violência. A história mostra a dureza desse povo, que, mesmo diante de tanta dificuldade, resiste, que, mesmo diante de tanta opressão, luta para manter suas memórias e suas raízes.
Em meio a poesia, lágrimas e suor, Deraldo resiste, e sua história é uma homenagem a todos aqueles que sofreram e que ainda sofrem na luta por uma vida digna.

Dados técnicos

País de Origem: Brasil

Gêneros:  Drama

Lançamento: 1981

Direção: João Batista de Andrade

Link: https://www.youtube.com/watch?v=FF70tq8QSS4


O operário

Sinopse

A última vez em que Trevor Reznik (Christian Bale) dormiu foi há um ano, sendo que desde então o cansaço vem destruindo progressivamente sua saúde física e mental.

Ele trabalha numa fábrica operando maqu33-o-operarioinário pesado e faz de tudo para manter seu emprego. Envergonhado por causa de seu problema, Trevor isola-se cada vez mais, tornando-se paranoico. Depois de se envolver em um acidente no trabalho, em que um homem perde um braço, Trevor começa a crer que seus colegas estão conspirando para demiti-lo. Ele precisará lutar não apenas para se manter no cargo, mas também para manter a sanidade.

 Dados técnicos

Título Original: The Machinist

País de Origem: Espanha

Gêneros: Suspense

Lançamento: 14 de janeiro de 2005

Direção: Brad Anderson

Elenco: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Aitana Sánchez-Gijón

Link: https://www.youtube.com/watch?v=DSIAnY8H6IA


Pão e Rosas

Sinopse

Motivada pelo sonho de vencer na América, a jovem mexicana Maya (Pilar Padilla) deixa para trás seu país para encontrar-se com sua irmã Rosa (Elpidia Carrillo), que trabalha como faxineira em um prédio comercial de Los Angeles.

Conseguindo um trabalh34-pao-e-rosaso na mesma empresa da irmã, as duas fazem parte de uma legião de estrangeiros que são explorados pelos patrões e ignorados pela sociedade. Quando conhece o americano Sam (Adrien Brody), um apaixonado ativista sindical, Maya adquire consciência de classe e se engaja em uma campanha guerrilheira em defesa dos direitos trabalhistas. Os patrões, por seu lado, resistem às ameaças e cultivam o medo da extradição que impera entre os estrangeiros ilegais. Pão e Rosas conta a história da comunidade mais marginalizada dentre todas as outras de Los Angeles e sua ousadia de enfrentar o patronato em total condição de inferioridade.

Dados técnicos

Título Original: Bread and Roses

País de Origem: França, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Suíça

Gêneros:  Drama

Lançamento: 2000

Direção:  Ken Loach

Elenco: Pilar Padilla, Adrien Brody e Elpidia Carrillo

Link: https://www.youtube.com/watch?v=J2lkeGOC-ZE


Reds

 Sinopse35-reds

Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), mulher casada que larga o marido para ficar com ele e se torna uma importante feminista.

Os dois se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta à América esperando liderar uma revolução semelhante.

 Dados técnicos

País de Origem: EUA

Gêneros:Drama, Histórico

Lançamento:1981

Direção: Warren Beatty

Elenco: Warren Beatty, Diane Keaton, Edward Herrmann


Strike!

Sinopse36-a-greve

Strike foi o primeiro filme de Sergei Eisenstein em 1924. Descreve a vida em um complexo de fábricas na Rússia e as condições da força de trabalho. A trama é sobre trabalhadores organizados para greve, que se transforma em uma ocupação. Uma das cenas mais conhecidas mostra as medidas violentas usadas pelas autoridades.

Dados técnicos

Título Original:

País de Origem: União Soviética

Gêneros:  Drama / Político

Lançamento: 1924

Direção: Sergey Eisenstein

Elenco: Grigori Aleksandrov, Maksim Shtraukh, Mikhail Gomorov

Link:https://www.youtube.com/watch?v=BTBuAUH4xZM&list=PL28DF2BC83CC46679

(Legenda em inglês)


Tempos Modernos

Sinopse

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório, ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado.

37-tempos-modernosEle deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não têm mãe, e o pai está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas, a jovem consegue escapar.

Dados técnicos:

Título Original: Modern Times

País de origem: EUA

Gêneros: Comédia , Drama, Romance

Lançamento:1936

Direção: Charles Chaplin

Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman

Link: https://www.youtube.com/watch?v=4tQEorfYEiE


Viramundo

Sinopse38-viramundo

Filme da Caravana Farkas, um documento sobre os nordestinos que, atraídos pela riqueza do Sul, chegam a São Paulo para procurar emprego melhor que o da roça. Mostra o fim da ilusão, a vontade de voltar e o remédio da grande cidade ao desemprego e à miséria: a caridade e a fuga pelo misticismo.

Dados técnicos

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 1967

Direção: Geraldo Sarno

Link : https://www.youtube.com/watch?v=18NdBWPGGMo

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=xlSrdF19iNA

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=8TuH-uGWbwc


Vivendo os Tombos, Carvoeiros

Sinopse

Trabalho escravo, medieval, da extração e fabricação do carvão vegetal em Pompeu, MG.
Premiado pelo Festival de Curtas-Metragens do Jornal do Brasil, 1977.
Prêmio Margarida de Prata 1978 da CNBB, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.
Indicado pelo Cannes Film Festival, França, 1978.

Dados técnicos39-vivendo-os-tombos-carvoeiros

País de Origem: Brasil

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 1977

Direção: Dileny Campos

Produzido por Paulo Martins

Link: https://www.youtube.com/watch?v=x6GKuWwpZuI


Walmart O Custo Alto do Preço Baixo

Sinopse40-walmart-o-custo-alto-do-preco-baixo

O filme apresenta a face pouco conhecida e desfavorável das práticas comerciais da rede de supermercados Walmart. São apresentadas entrevistas com ex-empregados, ex-gerentes, proprietários de pequenos negócios familiares que, segundo o filme, faliram em razão da concorrência desleal do Walmart e vídeos promocionais da empresa.

Dados técnicos

Título Original: Wal-Mart: The High Cost of Low Price

País de Origem: EUA

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2005

Direção: Robert Greenwald

Link: https://www.youtube.com/watch?v=YvURUfKLeG0


Where to Invade Next

Sinopse41-where-to-invade-next

Após a invasão desastrosa dos Estados Unidos no Afeganistão e no Iraque, o documentarista Michael Moore propõe ao Pentágono que ele mesmo se torne um invasor, de vários países, embarcando numa viagem reveladora ao redor do mundo.

Dados técnicos

País de Origem: EUA

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2016

Direção: Michael Moore

Elenco: Michael Moore

 


Cúmplices? A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil

O filme conta com a participação de historiadores, procuradores do Ministério Público e de um personagem central, que conduz o documentário: Lúcio Antônio Bellentani, ferramenteiro da Volkswagen, que foi preso e torturado por policiais do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) dentro das dependências da montadora, em São Bernardo do Campo (SP), no dia 29 de julho de 1972.

Bellentani, que atualmente é presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil, entidade fundada e filiada à CSB, ficou 48 dias preso e sofreu com as terríveis torturas aplicadas pelos militares, como o pau de arara e choques elétricos.

Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na época, o ex-metalúrgico conta como o Departamento de Segurança Industrial da Volkswagen investigava os funcionários que militavam pelo partido e/ou tinham atividades político-sindicais.

Dados técnicos

País de Origem: Alemanha

Gêneros:  Documentário

Lançamento: 2017

Direção: Stefanie Dodt e Thomas Aders

Elenco: Lúcio Bellentani

Link:

Versão legendada

http://www.daserste.de/information/reportage-dokumentation/dokus/videos/komplizen-vw-und-die-brasilianische-militaerdiktatur-114.html

Versão sem legenda