Central dos Sindicatos Brasileiros

Conselho Estadual de Sergipe se organiza para a 1ª Conferência da Saúde Indígena

Conselho Estadual de Sergipe se organiza para a 1ª Conferência da Saúde Indígena

Com representação da CSB e vários setores da sociedade, órgão dá primeiros passos para a realização do evento

O Conselho Estadual da Saúde de Sergipe (CES) se reuniu na última terça-feira (19), na sede do Conselho, na capital do estado. Entre as pautas, foi realizada a criação da comissão organizadora da 1° Conferência Estadual de Saúde Indígena e a apreciação e aprovação de 5 dos 11 pontos do PAS/2018, um instrumento de gestão para a área.

Raimundo Nonato Conceição, coordenador estadual da CSB de Sergipe e representante da Central no órgão, diz que o Conselho é um exercício de democracia importante. “Temos a participação de todas as esferas da sociedade e nos reunimos e buscamos melhorias para o setor”.

Eduardo Ramos Gomes, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe, afirma que a apreciação e aprovação dos 11 pontos do PAS está muito atrasado, já que o instrumento de gestão já deveria estar em ação, pois é para 2018, e não para ser aprovado somente neste ano. “O PAS é construído pela gestão, e a prioridade e os pontos são apreciados e aprovados por nós e queremos correr com a aprovação para que ele possa ser executado”.

Gomes explica que já foram apreciados e aprovados cinco dos 11 pontos e que eles devem marcar outra reunião nos próximos dias para finalizar a questão. “São 11 áreas que envolvem, por exemplo, vigilância sanitária, contratos e convênios ou finanças, e tudo isso deve ser aprovado. Para ilustrar bem, um ponto que aprovamos tratava como prioritário os hipertensos, e colocamos os renais crônicos também”, sinaliza.

Conferência Estadual
O evento criou a comissão da 1° Conferência Estadual de Saúde Indígena, que deve acontecer entre março e abril do próximo ano. A conferência estadual é uma etapa para o evento nacional que será em julho de 2019. No início do ano que vem, deve ocorrer também a etapa municipal. O grupo selecionado para formar a comissão tem a missão de pesquisar eixos e pensar na identidade do evento.

Os membros do Conselho estão com a agenda cheia. Membros têm sido enviados para os seminários que o Conselho Federal tem feito em várias partes do Brasil. Esses eventos também funcionam como um preparatório para o encontro no meio do ano que vem.