Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato dos Servidores de Orleans (SC) conquista Plano de Cargo e Salário

Sindicato dos Servidores de Orleans (SC) conquista Plano de Cargo e Salário
Além do plano, entidade conquistou reajuste de 6,81% para os professores do município

 

Os servidores da cidade de Orleans, município a 182km da capital catarinense, conquistaram o Plano de Cargo e Salário, pleiteado há oito anos pelos trabalhadores. O decreto foi assinado pelo prefeito Jorge Koch e a proposta foi aceita pela categoria na última assembleia realizada na noite da quinta-feira (21), na Câmara Municipal.

Com a vitória, a expectativa dos servidores e da prefeitura é de que o Plano entre em vigor a partir de maio de 2019. Além do plano, o sindicato conquistou um reajuste de 6,81% para os professores do município. Apesar do pouco tempo de vida, a luta foi encampada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Orleans, liderado por Janes Aparecida de Oliveira, que comemorou as conquistas.

“Não teremos aumento além dos 2% e nem aumento no vale-alimentação, mas conseguimos os 6,81% dos professores e conseguimos refazer o nosso plano de cargos e carreiras. Ficamos felizes, pensamos na carreira dos servidores e foi uma ótima vitória, com certeza”, comemorou a representante dos servidores.

CSB participa da assembleia de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Orleans (SC)

Com três diferentes planos de carreiras na cidade, desde 2005, o novo projeto unificará o benefício a todos os servidores.

A partir das próximas semanas, uma comissão formada por 10 pessoas – seis integrantes do executivo e quatro representantes do sindicato – se reúnem até dezembro, quando devem fechar uma proposta, aprovar em assembleia e enviar à prefeitura até março de 2019.

“Assim que o projeto for aprovado pela categoria, em assembleia, o prefeito envia para ser aprovado na Câmara, onde será aprovado com certeza”, falou Janes.

Apesar dos desafios que a reforma trabalhista trouxe ao movimento sindical, o sindicato tem se reunido com todas as categorias dentro do serviço público municipal para conversar com a classe e mostrar um pouco das propostas e trabalhos da entidade.

“O que tem feito a diferença é que estamos fazendo reuniões semanais com cada categoria e estamos orientando, pois eles não têm noção dos direitos que eles têm, e eles estão vendo quantas coisas eles estão perdendo. Através disso, eles estão se interessando pelo sindicato, pois estão vendo que o sindicato vai fazer a diferença, e isso é importante”, finalizou a presidente da entidade.