Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Porto Alegre é novo filiado da CSB

Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Porto Alegre é novo filiado da CSB

Filiação é mais uma parceria que se firma em junho no Rio Grande do Sul

Mais uma entidade se uniu às fileiras de luta da CSB RS neste mês de junho. Representante de cerca de 7 mil profissionais, desta vez, é o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Porto Alegre que se filiou à Central com o objetivo de fortalecer o movimento sindical gaúcho. A aprovação da filiação ocorreu durante encontro da diretoria da entidade, cuja decisão elevou o número de parcerias firmadas entre os sindicatos do estado e a CSB, neste final de semestre, junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo.

Saiba como foi a filiação do STICM

À frente das ações da Seccional do Rio Grande do Sul como presidente, para Eliane Gerber, as novas filiações só têm a somar com os trabalhos já realizados pela Central. De acordo com a dirigente, é muito importante valorizar as entidades tradicionais do estado para a organização dos trabalhadores manter sua legitimidade na defesa dos direitos das mais diversas categorias.

“Este sindicato de Porto Alegre possui um valor histórico. Ele é um símbolo de resistência desde a época da Ditadura Militar [em 1964]. É um sindicato que acolheu Leonel Brizola e representa parte da história do País”, conta Gerber, mas acrescenta que, apesar de a CSB prestigiar a trajetória de luta da cada entidade, seu compromisso junto aos filiados é baseado nos princípios da igualdade e transparência:

“Nosso compromisso não muda de sindicato para sindicato. Nós mantemos com todos a postura de estarmos presentes no dia a dia da entidade, de acompanharmos o seu desenvolvimento. Nós somos a Central dos Sindicatos e o nosso compromisso é fortalecer as entidades que chegam na nossa família. Por isso, a CSB vem com a proposta e a prática de estar presente nas lutas dos filiados e de reafirmar nossas bandeiras”, ressalta a sindicalista, corroborada pelo secretário-Geral da CSB RS, Adriano Porto.

Segundo Porto, são esses princípios da Central que têm chamado a atenção dos sindicatos gaúchos, como é o caso do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Porto Alegre – afirmado pelo seu presidente interino Norberto Beck.

“Os principais motivos à nossa filiação na CSB é que, pelo que temos observado, a CSB tem sido a única Central que realmente está preocupada com as dificuldades que enfrentam hoje os trabalhadores de todos os setores. Já tivermos experiências com outras entidades sindicais e, infelizmente, nenhuma atendeu às nossas necessidades mínimas como representantes da classe trabalhadora”, destaca Beck.

As expectativas do dirigente com relação à parceria estão no fortalecimento das mobilizações do sindicato.