Central dos Sindicatos Brasileiros

Com foco na derrubada da PEC 287, CSB realiza Congresso em Santa Catarina

Com foco na derrubada da PEC 287, CSB realiza Congresso em Santa Catarina

Evento reunirá representantes de diversas categorias em Florianópolis, de 4 a 7 de abril

Tendo como um dos temas principais o combate à PEC 287, que trata da reforma da Previdência, a Central dos Sindicatos Brasileiros realiza de 4 a 7 de abril, em Florianópolis, o 1º Congresso Estadual da CSB Santa Catarina. Dirigentes sindicais de todo o estado, das mais variadas categorias profissionais, se reunirão para traçar estratégias de atuação e também debater os principais assuntos político-econômicos da atualidade.

“Estamos em um período de grandes pressões sobre a classe trabalhadora. O Congresso de Santa Catarina será um momento para capacitar os nossos dirigentes, para prepará-los para a articulação contra todos os projetos que promovem a retirada de direitos”, diz o presidente da CSB, Antonio Neto.

Os sindicatos de Santa Catarina também aproveitarão o Congresso para definir estratégias para o Dia Nacional de Paralisação contra as reformas da Previdência, Trabalhista e terceirização, marcado pelas centrais sindicais para 28 de abril. Nesta data, será promovida uma greve geral para pressionar o governo e alertar a sociedade sobre os retrocessos que estão presentes nas reformas em tramitação no Congresso Nacional.

Os assuntos que serão debatidos durante o Congresso estarão reunidos em três eixos principais: independência, desenvolvimento e justiça social. Ao longo do evento, professores, juristas, consultores técnicos e economistas ainda dissertarão sobre temas como “História do Movimento Progressista Brasileiro”, “Impactos da Reforma Trabalhista”, “Liderança Sindical e seus Desafios”, o “Assédio Moral no Trabalho” e as “Noções de Administração Sindical” (veja a programação completa abaixo).

Agenda nacional

O Congresso Estadual da CSB Santa Catarina abre uma série de eventos semelhantes que serão organizados pela Central em 2017. Ao todo, serão oito Congressos Estaduais que reunirão dirigentes em diferentes regiões do País – além de Santa Catarina, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Pautados nos princípios do trabalhismo e da unicidade sindical, os Congressos Estaduais da CSB pretendem reunir lideranças para discutir também os temas fundamentais para a realidade de cada estado.

“Diante da conjuntura econômica atual de crise, recessão e desemprego, é fundamental que a representação dos trabalhadores atue para ajudar o Brasil voltar a crescer. É dentro deste cenário de desafios e necessidades de conquistas que pretendemos construir os Congressos Estaduais da CSB. Queremos ouvir as necessidades regionais, apresentar nossas teses e debater a realidade do nosso País para construirmos um futuro nacional próspero”, completa o presidente da CSB.

 

SERVIÇO

1º CONGRESSO ESTADUAL DA CSB SANTA CATARINA

Quando: 4 a 7 de abril

Onde: Hotel Slaviero Essential Florianópolis – Rua das Gaivotas, 1.114, Praia dos Ingleses

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: [email protected]

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

04.04.2017 – Terça-feira

19h – Abertura Solene com a presença de autoridades

05.04.2017 – Quarta-feira

8h – Credenciamento

9h – Tema: “História do Movimento Progressista Brasileiro” – Palestrante: Professor Wendel Pinheiro.

11h – Tema: “Reforma da Previdência e suas consequências” – Palestrante: Nelson Karam – Supervisor do Núcleo de Políticas Públicas do Dieese.

14h – Tema: “Impactos da Reforma Trabalhista” – Palestrante: Dr. Hélio Stefani Gherardi – Advogado trabalhista.

15h30 – Tema: “Assédio Moral no Trabalho” – Palestrante: Clóvis Renato Costa Farias – Doutor, advogado, professor universitário.

16h45 – Tema: “Liderança Sindical e seus Desafios” –  Palestrante: Vilma Dias B. Gil – Doutora, Auditora do Ministério do Trabalho.

06.04.2017 – Quinta-feira

9h – Tema: “Formas Degradantes de Trabalho Humano” – Palestrante: Clóvis Renato Costa Farias – Doutor, advogado, professor universitário.

11h – Tema: “Oratória Sindical” – Palestrante: Carlos Conce – Mestre em Comunicação/UFRJ, graduado em Letras e em Comunicação Social.

14h – Tema: “Ações Coletivas pelos Sindicatos” – Palestrante: Procurador Marcelo Neves – Procurador-Chefe, MPT/SC.

15h30 – Tema: “Noções de Administração Sindical” – Palestrante: Vilma Dias B. Gil – Doutora, Auditora do Ministério do Trabalho.

16h45 – Tema: “Proteção de dirigentes sindicais” – Palestrante: Gérson Marques – Doutor, Professor da UFC, Procurador Regional do Trabalho, MPT/CE.

07.04.2017 – Sexta-feira

9h – Sessão plenária de debates e aprovação de moções.

13h30 – Sessão plenária deliberativa.

15h30 – Sessão plenária de eleição.

17h – Sessão plenária de encerramento.

 

Imprensa | CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)

Tel: (11) 3823-5600 – Ramal – 5310

Cel: (11) 9 9518-8109

http://www.csb.org.br