Central dos Sindicatos Brasileiros

Londrina (PR) sediará o Fórum Estadual de Liberdade Sindical nesta semana

Londrina (PR) sediará o Fórum Estadual de Liberdade Sindical nesta semana
Como combater as atitudes antissindicais de empresas é tema central do evento

Nesta quinta-feira (23), o Fórum Estadual de Liberdade Sindical chega ao município de Londrina (PR) pela primeira vez. O encontro, que reunirá dirigentes, juristas e autoridades acadêmicas, é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT/PR) junto às centrais sindicais e tem como objetivo discutir o tema: “Como combater as atitudes antissindicais das empresas depois da reforma trabalhista”. O evento acontece no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina e Região Metropolitana.

Com uma programação de palestras e debates que vai das 13h30 às 18h, os assuntos violência empresarial e antissindicalidade, sintomas de déficit democrático; aspectos prático-teóricos da antissindicalidade e estratégias e formas de combate às condutas antissindicais nortearão a troca de ideias entre os participantes.

De acordo com o vice-presidente da CSB PR, Marcelo dos Santos, o propósito do Fórum é fortalecer o movimento sindical paranaense após a aprovação da Lei 13.467/2017 por meio da ampliação do diálogo e da capacitação dos dirigentes sindicais.

“Agora, com a reforma trabalhista, o patronal está se sentindo um semideus, porque ele acha que pode tudo. E aí os sindicatos não são reconhecidos. Então, precisamos nos defender. A gente quer ter os nossos direitos e sermos valorizados como os representantes dos trabalhadores. É a primeira vez que se faz esse Fórum em Londrina, e a intenção é ampliar ainda mais o debate, levando o evento a outras regiões do Paraná”, destaca Santos.

Durante o Fórum, os responsáveis por ministrar as palestras e conduzir as discussões são o consultor sindical e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandro Lunard Nicoladeli; o juiz da 6ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho de Londrina e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dr. Reginaldo Melhado; o advogado trabalhista Dr. Iraci da Silva Borges; o procurador do MPT/PR, Dr. Marcelo Adriano da Silva; o advogado e professor da UEL, Dr. Renato Lima Barbosa; a advogada e consultora sindical, Dra. Luara Scalassara; e o procurador do MPT/PR, Dr. Heiler Ivens de Souza Natali.

Interessados em participar não precisam realizar inscrição. Basta comparecer no local do evento na hora marcada para o início.

Serviço:

Fórum Estadual de Liberdade Sindical

Data: 23/08, das 13h30 às 18h.

Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina e Região Metropolitana.

Endereço: Rua Bahia, 430 – Centro – Londrina/PR.