Central dos Sindicatos Brasileiros

Conselho Estadual de Saúde do Piauí se renova com mesa diretora composta por trabalhadores

Conselho Estadual de Saúde do Piauí se renova com mesa diretora composta por trabalhadores
Órgão estava há 20 anos com gestores na linha de frente, e agora ganhou mais pluralidade e fôlego

 

Depois de 20 anos na mão de gestores, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí tem uma nova configuração de diretoria, que agora tem trabalhadores, entidades e usuários à frente do órgão no Estado. O conselho tem poder deliberativo com a prestação de contas, programas e projetos do setor.

O coordenador da CSB Piauí e diretor do Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Piauí (Sindeacs-PI), Manoel Cruz Castro, está na nova diretoria administrativa do conselho, que tomou posse nesta quarta-feira (11). O dirigente, que também representa a CSB no órgão, assumirá uma comissão responsável por capacitar os conselhos municipais para ações e funções.

“Vamos fazer esse trabalho de explicar para os municípios o que é um conselho e qual é a função. Essa conscientização é importante porque o conselho não está lá só para assinar papel, pelo contrário. A pauta, as propostas e programas têm que ser olhados, discutidos e questionados”, explica Cruz Castro.

O diretor do Sindeacs-PI está satisfeito com a mudança na diretoria administrativa e diz que agora vai acompanhar e cobrar uma transformação na postura do conselho. “É a hora de olhar para o SUS e  fazer com que ele seja realmente para o pobre e sem desvios de verbas. Esse foi um caminho difícil. De 32 votos tivemos 17, e conseguimos vencer pessoas que estavam há 20 anos aqui. Vamos transformar e executar mudanças efetivas”. Os conselheiros terão mandato de dois anos.