Central dos Sindicatos Brasileiros

Todo apoio aos metalúrgicos da Volks!

Todo apoio aos metalúrgicos da Volks!

Brasil não deve se submeter mais uma vez à chantagem das montadoras

Após remeterem, nos últimos cinco anos, mais de US$ 16 bilhões de lucros e dividendos para o exterior, levando em conta somente os registros oficiais do BC, as montadoras instaladas no País iniciaram mais uma onda de chantagem contra o governo, a fim de obter novos benefícios fiscais do Estado.

Desrespeitando, inclusive, um acordo de estabilidade até 2016, a Volks de São Bernardo do Campo anunciou, na última segunda-feira, a demissão sumária de 800 trabalhadores. Esta prática não é nova, faz parte de uma estratégia há muito conhecida por nós brasileiros.

É preciso, porém, destacar que desta vez as montadoras não exigem apenas a renovação da política de redução do IPI, mas também a criação de fundo com recursos do FAT para sustentar ainda mais os seus lucros, possibilitando que o contribuinte financie o sistema de layoff destas empresas, assegurando a regulação administrativa e financeira em momentos de queda da demanda.

Ao mesmo tempo em que a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) se solidariza com a luta dos metalúrgicos em greve contra as demissões, conclamamos o governo, a sociedade e, sobretudo, o movimento sindical a dar um basta nesta chantagem, que tem causado prejuízos enormes para o País.

São Paulo, 7 de janeiro de 2015.

Antonio Neto

Presidente da CSB