Central dos Sindicatos Brasileiros

SPATE- ACRE faz campanha estadual de valorização da enfermagem

SPATE- ACRE faz campanha estadual de valorização da enfermagem

Entidade tem mobilizado categoria em prol de melhores condições de trabalho

O Sindicato dos Profissionais e Auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (SPATE- ACRE) está mobilizando toda a categoria, desde do dia 12 de maio – data em que é celebrado o Dia do Enfermeiro – até 17 de junho, em uma campanha estadual de valorização da enfermagem.

O SPATE-ACRE tem visitado hospitais, clínicas e centros médicos para estimular os trabalhadores na luta por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Dentre as ações do sindicato, está a entrega de camisetas e jalecos para a categoria. Ao todo, foram entregues 2 mil camisetas e 1.200 jalecos.

De acordo com Rosa Nogueira, presidente da entidade, esta nossa ação tem como objetivo celebrar o mês da enfermagem, sem deixar as lutas e as reivindicações de lado. “Queremos maior valorização da enfermagem. Por isso, estamos aproveitando esse momento para mobilizar e conscientizar a categoria sobre os nossos direitos e lutas”, disse.

Entre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 20%, jornada única de trabalho de 30 horas para toda enfermagem (incluindo os provisórios e Pró- Saúde), extensão do incentivo de complexidade para todos os profissionais de enfermagem, isonomia de valores referentes aos plantões extras em todas as unidades de saúde, entre outras.

Segundo o diretor do SPATE-ACRE, Jesus Pinheiro, a categoria vem lutando para conquistar o reajuste e as demais reivindicações desde março de 2016. “Nós estamos trabalhando para unir a categoria e fortalecer a negociação com o governo do Estado.  O governo insiste em não atender às reivindicações da categoria, fundamentais para o funcionamento da saúde. Quanto melhores as condições de trabalho para os enfermeiros, melhor será o atendimento aos usuários”, avaliou o dirigente.