Central dos Sindicatos Brasileiros

SINDTAXI/MA filia-se à CSB e fortalece mobilização dos taxistas no País

SINDTAXI/MA filia-se à CSB e fortalece mobilização dos taxistas no País

Filiação aprovada por unanimidade foi consolidada nesta sexta

Para fortalecer a mobilização em defesa da profissão de taxista no Brasil, ingressou às colunas de lutas da CSB, nesta sexta-feira (23), o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Caminhoneiros de Transporte de Bens (SINDTAXI/MA). Representante de mais de 9 mil profissionais de São Luís do Maranhão e região metropolitana do estado, a entidade aprovou a filiação à Central no início da semana.

À frente de uma das principais bandeiras da categoria – a promulgação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2017, que pede a regulamentação do transporte remunerado privado individual de passageiros oferecido por aplicativos como o Uber – a CSB se tornou um expoente nacional na organização e representação dos trabalhadores da área. De acordo com o vice-presidente da Entidade e dirigente do SINDTAXI/CE, Francisco Moura, “a única central sindical do Brasil que verdadeiramente veste a camisa dos taxistas é a CSB”.

“Hoje, onde tem luta de taxista, tem a presença da CSB. E o princípio do nosso compromisso com o SINDTAXI/MA é exatamente estar lado a lado com a base; é apoiar as lutas, as batalhas, as atividades do Sindicato. É estar junto onde houver luta, como já vem acontecendo com relação à aprovação do PLC 28/2017, que tramita no Senado”, afirma Moura, destacando o papel fundamental que o Sindicato de São Luís exerce na proteção e ampliação dos direitos dos profissionais.

Segundo o dirigente, “é muito importante a vinda do SINDTAXI/MA para compor a CSB por ser uma entidade atuante, combativa e com um histórico de lutas democráticas”. “Além de ser um dos maiores sindicatos de taxistas do Nordeste, é um sindicato bem articulado, centrado, participativo. Como a Central, a entidade tem estado presente nas lutas em prol dos taxistas e apoiado as mobilizações contra as reformas trabalhista e previdenciária”, ressalta.

Presidente do SINDTAXI/MA, Renato Medeiros, corrobora Moura ao salientar o trabalho ativo da CSB junto à categoria. Para o sindicalista, “a Central sempre está disposta a defender os taxistas e a trabalhar por novas conquistas”, opinião ratificada por Jean Fábio, vice-presidente do Sindicato, que complementa ao destacar a decisiva atuação da Central nas articulações da categoria a níveis municipal, estadual e nacional.

“Hoje, há uma mobilização muito grande pela defesa dos interesses da classe dos taxistas em Brasília. Foi lá que testemunhei o trabalho da CSB, deparando-me com um grupo de pessoas altamente comprometidas. Isso chamou minha atenção porque é uma Central que veste a camisa dos profissionais e só vai crescer”, conclui Fábio.

Com cinco anos de fundação, a CSB já conta com 750 sindicatos filiados e validados no Ministério do Trabalho, 30 federações, 1 confederação. Representante de mais de 5 milhões de trabalhadores, atualmente, a CSB é a quinta maior central do País.