Central dos Sindicatos Brasileiros

Servidores municipais de Presidente Bernardes (SP) decretam estado de greve

Servidores municipais de Presidente Bernardes (SP) decretam estado de greve

Segundo sindicato da categoria, paralisação acontecerá se os trabalhadores não receberem o reajuste salarial

Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (20), servidores municipais de Presidente Bernardes, município a 600 km da capital paulista, decretaram de maneira unânime o estado de greve. Caso não haja uma proposta por parte do atual prefeito, Dr. Lucca (PP), os servidores – que, com data-base janeiro, ainda não receberam o reajuste salarial – devem paralisar seus serviços na próxima semana.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Bernardes (SINDBER), Eudes da Silva Leonardo, foi enviado ao prefeito uma proposta de 10% de reajuste nos salários e 15% no valor do vale-alimentação. O prefeito tem o prazo até sexta-feira (24) para dar uma resposta aos servidores.

“Mesmo com uma lei municipal, o prefeito não quer dar o nosso aumento. Após marcarmos a nossa assembleia, o prefeito entrou em contato e sinalizou que quer negociar. Por isso, vamos esperar até sexta-feira. Se a proposta não for razoável, no começo da próxima semana vamos fazer o comunicado de greve e realizar as paralisações”, disse Leonardo.

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), por meio de seu membro da Direção Nacional, Mauro José Pereira, esteve presente na assembleia e apoiará os servidores se eles decidirem pela paralisação.

“Caso a greve aconteça, a CSB e Federação estarão presentes. Vamos ajudar os servidores em toda movimentação, na logística e carro de som”, falou Pereira, que também é presidente da  Federação  dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo (FESERP-SP)  e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçatuba e Região (SISEMA).

Pereira também informou que já há uma mediação deste caso na Procuradoria do Trabalho.

“Este prazo de sexta-feira foi pedido pelo prefeito em uma audiência que aconteceu na Procuradoria do Trabalho semana passada”, completou.

Para Leonardo, do SINDBER, o apoio da CSB traz mais credibilidade na hora de negociar com o prefeito. “É muito importante ter essa parceria, sempre que precisamos tem alguém que nos acompanha. Com certeza, isso nos dá mais força na hora de negociar com o prefeito e brigar pelos nossos direitos”, finalizou o presidente.