Central dos Sindicatos Brasileiros

Servidores do interior do RS conquistam melhores condições de trabalho depois de greve com apoio da CSB

Servidores do interior do RS conquistam melhores condições de trabalho depois de greve com apoio da CSB

Sindicato dos Servidores Municipais de Frederico Westphalen (Sindisfred) chega a consenso com a prefeitura

O Sindicato dos Servidores Municipais de Frederico Westphalen (Sindisfred), cidade do interior do Rio Grande do Sul, enfrentou o poder municipal e decretou greve por melhores condições de trabalho. O movimento teve fim na semana passada e contou com o apoio da regional da CSB no estado.

 A presidente da CSB Rio Grande do Sul, Eliane Gerber, explicou que a CSB ajudou o sindicato mesmo sem sua filiação à Central. Segundo a dirigente, a Seccional soube da greve porque tem bastante sindicatos do setor no estado, então, pessoas que estavam próximas da cidade se deslocaram para ajudar.

Quando decretaram greve, no último dia 19, o diálogo estava difícil com o poder municipal. Depois da entrada da CSB, que emprestou carro de som, ajudou a organizar ações da greve e mobilizar os trabalhadores a fazerem pressão, os servidores municipais de Frederico Westphalen conseguiram dialogar e obter conquistas importantes junto à prefeitura, na sexta-feira (23).

“O presidente do sindicato [Ivonei Fão] nos agradeceu pelo tamanho do apoio. Podem não ter chegado no que queriam, mas houve importantes conquistas e um consenso, e nossa presença foi importante tanto para organizar como para fazer pressão”, diz Eliane.

Além de reajuste para os servidores da cidade, o movimento grevista conquistou 20% de aumento no vale-alimentação, a formação de uma comissão permanente para prevenção de acidentes de trabalho, nenhuma retaliação ou punição pela greve, entre outras medidas.

Confira as conquistas do Sindisfred depois do movimento grevista:

– Reajuste de 6,1% para o magistério,
– Reajuste 4% (3% na próxima folha retroativo + 1% em agosto) para outros servidores;
– Reajuste de 20% no vale-alimentação;
– Mudanças de padrão das serventes;
– Insalubridade para os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde;
– Formação de uma comissão permanente para prevenção de acidentes de trabalho;
– Compromisso com o pagamento do piso ao magistério;
– Abono das faltas durante a greve;
– Compromisso de que ninguém vai sofrer represálias, perseguições e até mesmo mudanças de setor por ter aderido à greve.