Central dos Sindicatos Brasileiros

Seminário da Unafisco começa debatendo a relação da sociedade com o Estado

Seminário da Unafisco começa debatendo a relação da sociedade com o Estado
CSB apoia o evento, que discutirá questões tributárias e desafios para o próximo governo

 

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) realiza o seminário “Os Desafios para o Próximo Governo – justiça fiscal, e combate à sonegação e à corrupção” em São Paulo. A CSB, apoiadora do evento junto a outras entidades, acompanha o encontro e fará a cobertura das palestras do seminário, que vai até esta quinta-feira (02).

O antropólogo e professor da PUC-Rio e da Universidade de Notre Dame, nos EUA, Roberto DaMatta, falou sobre a relação entre os brasileiros e o Estado e se mostrou feliz com a realização do encontro. “Todo meu apoio a esse evento, que busca simplificar a legislação brasileira, tornar isso não só mais acessível como também justo”.

Para DaMatta, é fundamental que a sociedade entenda os papéis sociais e a atuação de seus agentes. “Um ponto importante do Brasil hoje é entender como eu atuo no mundo. E a resposta são os papéis sociais. Se eu sou professor eu tenho privilégios por isso, mas tenho deveres também, tenho que ter essa consciência dos deveres, porque para mudar a lógica do imposto aqui, é preciso olhar deveres, e não ir por privilégios”, explicou.

Durante os dois dias de evento serão apresentados cinco painéis que trarão temas sobre Refis e Benefícios Fiscais, Reforma Tributária, Reforma Previdenciária, Transparência e Combate à Sonegação e à Corrupção, Experiência das Forças-Tarefa e seu legado para o futuro das instituições.

A dois meses das eleições presidências brasileiras, o fechamento do evento será uma sabatina aos presidenciáveis, com mediação do jornalista Heródoto Barbeiro.

O auditor fiscal da Receita Federal e presidente da Unafisco Nacional, Kleber Cabral, abriu o seminário destacando a importância de buscar a conexão do fisco como braço da sociedade e defesa do Estado. “É uma felicidade ver associados do Brasil todo e tantos parceiros para discutir temas tributários, em busca de ligações políticas pelo ano eleitoral”, disse.

Compartilhe!