Central dos Sindicatos Brasileiros

Representante dos taxistas assume Secretaria de Serviços Públicos em Guarulhos (SP)

Representante dos taxistas assume Secretaria de Serviços Públicos em Guarulhos (SP)

Edmilson Americano lutou ao lado da CSB pela aprovação do PL 5587/16, que regulamenta aplicativos como o Uber

Recém-empossado como secretário de Serviços Públicos de Guarulhos (SP), o ex-vereador do município e presidente da Abracomtaxi (Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxi), Edmilson Americano, afirma que abertura de licitação para a coleta de lixo da cidade será prioridade em 2018. Segundo o secretário, o objetivo é suprir uma lacuna nos serviços prestados à cidade e na operação do aterro municipal, que desde 1975 eram realizados pela Quitaúna.

Atualmente, a coleta de lixo de Guarulhos é feita pela empresa Trail, cujo contrato foi fechado de modo emergencial no início do ano e possui prazo de seis meses.

“Nós temos que agora soltar a nova licitação para a coleta de lixo e [operação] do aterro. Então, a faremos de forma muito transparente e enfrentaremos essa questão da destinação do lixo que não é só municipal, é mundial. Queremos implantar ao longo tempo, inclusive, a coleta seletiva também e fazer um grande trabalho para Guarulhos. E com certeza a licitação será aberta este ano, vamos fazer o mais breve possível, mas, no primeiro momento, vamos organizar toda a Secretaria para começar a implementar os projetos”, garante Americano.

O secretário ainda ressalta que o trabalho será feito mediante um orçamento enxuto devido à dívida de R$ 7,5 bilhões que a prefeitura herdou das antigas administrações públicas.

“A Secretaria de Serviços Públicos é um grande desafio porque ela cuida de toda a zeladoria da cidade. O município de Guarulhos é o segundo maior do estado em população e em território, então é um desafio muito grande, porque temos que trabalhar, trabalhar, trabalhar com poucos recursos. O prefeito Guti assumiu a gestão com uma dívida bilionária”, destaca.

Mobilidade Urbana e Taxistas

Como um dos principais representantes dos taxistas no município, Americano também assegura que continuará na luta em defesa das reivindicações e dos direitos dos profissionais. Vice-presidente da Guarucoop (Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos) e presidente por 11 mandatos consecutivos, a manutenção dos seus cargos nas entidades de representação da categoria já é de conhecimento do prefeito Guti.

“Conversei com o prefeito sobre continuar como presidente da Abracomtaxi e, evidentemente, em horários livres, vou continuar lutando pela categoria. Por exemplo, já fui convidado a participar de um fórum de secretários para discutir a questão da mobilidade urbana, serei um dos palestrantes. Então, sempre que eu puder lutar pelos taxistas, farei isso. ”

A nomeação de Edmilson Americano foi celebrada pelos sindicalistas. De acordo com o vice-presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Francisco Moura, o secretário é considerado a maior liderança do movimento do táxi no Brasil e teve importante papel na campanha pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 5587/16, que trata da regulamentação dos aplicativos de transporte individual, como o Uber.

“O Americano é um grande líder e tem uma história dedicada ao táxi. Sua participação na aprovação do PL foi decisiva. Ele foi o cara que mais organizou e se dedicou junto à CSB. Além disso, é um orgulho muito grande ver um taxista ocupando um cargo de tamanha importância na cidade de Guarulhos. Nos sentimentos representados”, acredita Moura.

Entenda a luta dos taxistas pela aprovação do PL 5587/16.