Central dos Sindicatos Brasileiros

Por unanimidade, pescadores de Parnaíba (PI) aprovam filiação à CSB

Por unanimidade, pescadores de Parnaíba (PI) aprovam filiação à CSB

SINDPESCA-PHB-PI representa mais de 1350 trabalhadores e é uma das principais entidades sindicais do estado

Em assembleia realizada na manhã deste domingo (4), às margens do Rio Parnaíba, na cidade que leva seu nome, associados do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Parnaíba (SINDPESCA-PHB-PI) aprovaram de maneira unânime a proposta de filiação junto à Central do Sindicatos Brasileiros (CSB). A reunião aconteceu na sede do próprio sindicato.

Com mais de 1350 trabalhadores filiados, a entidade é uma das mais representativas e importantes do Estado do Piauí.

O vice-presidente da Central e representante da CSB na assembleia, Francisco Moura, acredita que a filiação de uma entidade tão importante para o estado é um reforço nas lutas dos trabalhadores.

“Esse sindicato é um dos maiores do Piauí. É um sindicato com uma vida muito ativa e com trabalhadores bastante engajados. O rio Parnaíba passa nos fundos da sede da entidade, o que faz o sindicato ter um vínculo muito grande com a categoria. Eles também estão na luta contra as reformas da Previdência e trabalhista, o que representa mais um reforço para a Central, e fortalecer a CSB significa fortalecer a classe e a luta dos trabalhadores”, disse Moura.

O SINDPESCA-PHB-PI é o quarto sindicato da categoria no estado filiado à Central.

Sem o recebimento do seguro-defeso de 120 pescadores filiados, as duas entidades devem programar uma ação para solucionar o problema. O presidente do SINDPESCA-PHB-PI, Francisco Alves, espera apoio e orientações por parte da CSB.

“No atual momento político que vivemos no País, quem não for filiado a uma central sindical para ter apoio na hora das lutas não tem nada. Esperamos que essa luta pelo seguro-defeso de nossos companheiros seja a nossa primeira juntos”, disse o presidente.

Com cinco anos de fundação, a Central conta com mais de 700 sindicatos filiados, 30 federações, 1 confederação, e hoje representa mais de 5 milhões de trabalhadores. Atualmente, a CSB é quinta maior central do País.