Central dos Sindicatos Brasileiros

Vice-presidente da CSB participa de inauguração da nova sede da maior cooperativa de táxis da América Latina, Guarucoop

Vice-presidente da CSB participa de inauguração da nova sede da maior cooperativa de táxis da América Latina, Guarucoop

Cooperativa organiza os taxistas que trabalham no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP)

Para apoiar o serviço de táxi na cidade de Guarulhos (SP), o vice-presidente da CSB e diretor do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi/CE), Francisco Moura, participou, na última quinta-feira (17), da inauguração da nova sede da Guarucoop. O evento que reuniu cerca de 1500 pessoas, além de apresentar o prédio da entidade no bairro Jardim Paraventi, também empossou a diretoria eleita para o mandato dos próximos dois anos à frente da Cooperativa Mista de Trabalho dos Motoristas Autônomos de Táxis do município.

De acordo com Moura, o progresso da Guarucoop é um sinal positivo para a categoria guarulhense, já que as conquistas da cooperativa refletem em benefícios para os profissionais. Para o presidente, melhoras na organização e mobilização dos trabalhadores até em âmbito nacional são uma consequência da evolução da entidade.

“A Guarucoop tem um papel decisivo nas lutas dos taxistas de Guarulhos e do Brasil. Precisamos lembrar, por exemplo, o incansável esforço da cooperativa em Brasília pela regularização dos aplicativos de transporte individual de passageiros [como o Uber]. A Guarucoop é a maior cooperativa de táxis da América Latina e visa muito o bem-estar da categoria e dos usuários de táxi. E, com certeza, tem benefícios a oferecer”, destaca Moura.

No dia, o governador de São Paulo, Márcio França, e o prefeito de Guarulhos, Guti, também prestigiaram a categoria. Presente no evento, França ressaltou a importância da cooperativa para o segundo maior município do estado. Atualmente, Guarulhos possui mais de 1,3 milhão de habitantes. “É um prédio muito bonito, uma cooperativa forte, e fico muito contente de ver a organização e a competência pra fazer”, disse o governador.

Entre as autoridades políticas, ainda participou da inauguração o secretário de Serviços Públicos de Guarulhos e atual vice-presidente da Guarucoop, Edmilson Americano. O secretário foi presidente da cooperativa por onze anos, mas, na semana passada, passou o bastão para Waldir Almeida da Silva.

Saiba quais são as prioridades do secretário de Serviços Públicos de Guarulhos

Segundo o também presidente da CSB Ceará, Francisco Moura, a presença dos governantes e vereadores ressaltam a importância da categoria e da organização dos trabalhadores.

“Essa união dos taxistas do Brasil é muito importante, e a CSB tem dado um apoio enorme à luta dos profissionais. Hoje, somos a Central com o maior número de taxistas filiados, mas não deixamos de acreditar no poder da união entre as centrais, cooperativas e associações. A mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 5587/2016 é prova disso. E temos que continuar defendendo a profissão para mantermos vivo o sistema de táxi no Brasil”, conclui Moura.