Central dos Sindicatos Brasileiros

Negociação da CCT 2018 de TI em SP volta à estaca zero

Negociação da CCT 2018 de TI em SP volta à estaca zero

Empresários suprimem itens de cláusulas da atual Convenção Coletiva sem informar a comissão do Sindpd; negociações estão temporariamente suspensas

Além de não apresentar avanços, a negociação da Convenção Coletiva 2018 dos trabalhadores de TI regrediu consideravelmente na sexta rodada de negociação. Durante a mesa realizada nesta terça-feira (06), a comissão do Sindpd identificou que a nova proposta dos empresários foi apresentada à representação dos trabalhadores com a exclusão de parágrafos da atual CCT da categoria sem a devida menção oficial no documento entregue ao Sindpd.

Entre as cláusulas que tiveram parágrafos suprimidos estão o vale-refeição, banco de horas e a assistência médica. Para o presidente Antonio Neto, o princípio da boa-fé foi quebrado pelo patronal nas negociações.

“Quando você me entrega uma proposta e entrega em vermelho as alterações que você está querendo, você suprime parágrafo, renumera parágrafo, e não cita para mim que fez isso. O que estamos negociando efetivamente?”, questionou Neto.

No auxílio-alimentação, os empresários mantiveram a proposta anterior de R$ 18 com a previsão dos “descontos legais”. Além de não avançar no assunto, ainda retirou dois parágrafos da cláusula.

“Eu não posso negociar com você porque perdi a confiança. O que eu estou alterando no VR é o valor e a dedução, não estamos mexendo na cláusula”, criticou o presidente do Sindpd. Segundo Neto, nestas condições é impossível analisar a proposta patronal. “O mesmo acontece com o banco de horas. São 11 parágrafos na Convenção, e você propõe 9.  Na assistência médica, também”, completou.

Negociações suspensas

Após apresentar novo índice de reajuste de 2,07%, o Seprosp manteve a proposta de tornar facultativas as homologações no Sindpd e manter, na cláusula das viagens a serviço, que o tempo gasto nos deslocamentos não seja considerado tempo de trabalho, não sendo devida a remuneração.

Diante da atitude dos empresários de excluir parágrafos de cláusulas que estão sendo negociadas, o presidente do Sindpd afirmou que as negociações estão suspensas até que o patronato apresente nova pauta com todas as alterações claramente propostas no documento entregue ao Sindpd, como sempre foi feito.

“Estou devolvendo a proposta e quero que vocês explicitem quais são as reais propostas que vocês têm na Convenção Coletiva para que possamos abrir a negociação de novo”, concluiu Antonio Neto.

A nova rodada de negociação será definida somente após a apresentação da pauta pelo Seprosp e a consequente análise da comissão do Sindpd.

Acesse o site do Sindicato e fique por dentro das novidades da Campanha Salarial 2018.

Clique aqui para assistir ao balanço da rodada feito pelo presidente Antonio Neto.

Veja a cobertura das cinco rodadas anteriores:

Sem acordo, negociação da CCT 2018 segue para a sexta rodada

Insistência patronal em descontruir direitos de TI dificulta o acordo da CCT 2018

Negociações avançam, mas acordo da CCT 2018 permanece distante

Patronato propõe corte de direitos já consolidados em 2ª rodada da Campanha Salarial 2018

CCT de 2017 é válida até que se firme nova Convenção, decidem Sindpd e Seprosp

Assista à íntegra da sexta rodada da CCT 2018:

Fonte: Sindpd