Central dos Sindicatos Brasileiros

Justiça da Itália bloqueia Uber por concorrência desleal

Justiça da Itália bloqueia Uber por concorrência desleal

Empresa de transporte por aplicativo enfrenta dificuldades em países da Europa; no Brasil, emenda o projeto de lei em tramitação pode inviabilizar serviço

 O aplicativo de carona paga Uber está impedido de funcionar na Itália, após a Justiça considerar que o serviço representa concorrência desleal em relação aos taxistas. A corte disse que o Uber não pode prestar nenhuma modalidade de seu serviço no país, incluindo o Uber Black (modalidade de carros de luxo) e o Uber Select (acima do UberX). A empresa também está proibida de fazer publicidade sobre seus serviços na Itália.

A decisão foi tomada pela Justiça em uma ação iniciada pela maior associação de táxis da Itália. Procurado pela agência de notícias Reuters, o Uber disse em comunicado que está “chocado” com a decisão que vai recorrer.

A restrição na Itália acontece depois de o Uber enfrentar problemas com taxistas também na Dinamarca. A empresa anunciou recentemente que vai deixar de explorar o mercado dinamarquês, já que existem restrições que obrigam os carros que transportam passageiros a usar taxímetros, o que inviabiliza o serviço.

No Brasil, o serviço também corre o risco de se tornar ilegal, devido a uma emenda criada no projeto de lei 5.587/2016, aprovado na semana passada. Segundo alteração sugerida pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), o serviço de transporte por aplicativo não é privado.

Segundo interpretação dos deputados, essa emenda pode tornar os motoristas que dirigem pelo Uber suscetíveis a regulação municipal e alvarás — como os exigidos dos taxistas — o que pode inviabilizar o serviço de carona paga no País. Segundo apurou o Estado, se a emenda não for derrubada no Senado, é possível que ela seja vetada pelo presidente Michel Temer.

Fonte: Estado de S. Paulo