Central dos Sindicatos Brasileiros

Impactos da reforma trabalhista é tema do 18º Congresso da FENATRACOOP

Impactos da reforma trabalhista é tema do 18º Congresso da FENATRACOOP

Antonio Neto e vice-presidentes da CSB Nacional, José Avelino Pereira, participaram do debate, que reuniu mais de 8 mil trabalhadores

Membros da Diretoria Executiva da CSB participaram, neste domingo (18), do 18º Congresso da FENATRACOOP (Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil) na cidade de Palotina, interior do Paraná. O evento reuniu mais de oito mil trabalhadores no Parque de Exposições João Leopoldo Jacomel para debater os impactos da reforma trabalhista na realidade dos brasileiros. Sancionada por meio da Lei 13.467/2017, as mudanças na CLT provocadas pela reforma estão em vigor desde novembro do ano passado.

Com sindicatos filiados prestes a iniciar seus calendários de negociações salariais, o Congresso teve como objetivo tirar dúvidas e orientar dirigentes e a própria categoria a respeito dos seus direitos. Antonio Neto, presidente da CSB, esteve presente no encontro e destacou a importância da discussão. Segundo Neto, foi “um imenso prazer participar do evento e reencontrar o grande líder sindical Mauri Viana [presidente da Federação], lutador e criador de grandes projetos inovadores”.

“Estive no interior do Paraná debatendo os efeitos da reforma trabalhista na vida dos trabalhadores brasileiros e, sobretudo, a respeito das tentativas de cortes de direitos que vêm ocorrendo no País. Todos sabem que o Brasil passa por momentos difíceis, muito por causa da falta de representantes dentro do Congresso que, realmente, se importam com o trabalhador. Mas, mesmo assim, foi muito bonito ver 8 mil pessoas reunidas em prol da resistência, em defesa de direitos históricos. Foi um dia memorável”, ressaltou o presidente, que esteve acompanhado dos vice-presidentes da CSB José Avelino Pereira (Chinelo), Sergio Arnoud e Silvana Candido.

Além das alterações da CLT, os trabalhadores também levantaram as necessidades da categoria para a construção das pautas de negociação 2018; houve a apresentação dos projetos sociais desenvolvidos pelos sindicatos filiados, como o Saúde Trabalhador, o Habitracoop e o Turismo nas Férias e a apresentação do balanço de atividades 2017 da FENATRACOOP – a Entidade representa mais de 500 mil profissionais em todo o País.

“Nossa intenção, além de todos os importantes temas tratados no encontro, foi auxiliar o trabalhador a compreender as mudanças na legislação que foram aprovadas pelo Congresso Nacional e passaram a valer em novembro do ano passado. Com a reforma, tentaram prejudicar os sindicatos e, principalmente, os trabalhadores, mas como representantes fortes que somos, não vamos deixar que nenhum funcionário seja prejudicado pela ambição dos mais fortes. Queremos juntos vencer essa luta e garantir ainda mais conquistas. [Por isso], realizamos um evento cheio de ideias para superar a crise e a instabilidade social que assola o nosso País, ouvindo aqueles que mais têm lugar de fala neste contexto, que é o trabalhador”, afirmou o presidente da FENATRACOOP, Mauri Viana em entrevista ao site da Federação.

Ainda de acordo com o portal da Entidade, o evento contou com o apoio dos sindicatos Sintracoop e Sintrascoopa, e com a presença de trabalhadores das regiões Norte, Noroeste e Médio Oeste do estado do Paraná. No encerramento do 18º Congresso, a Federação também sorteou 1 carro, 5 motos 0 km e 10 televisores de 43”.