Central dos Sindicatos Brasileiros

Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos da Defesa, Fiscalização e Inspeção Agropecuária do Brasil é fundada com apoio da CSB

Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos da Defesa, Fiscalização e Inspeção Agropecuária do Brasil é fundada com apoio da CSB

Antonio Dimas Simão de Oliveira, Secretário de Mobilização da CSB e vice-presidente do SINDAGRI-CE, presidiu cerimônia de fundação durante evento na Bahia

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos da Defesa, Fiscalização e Inspeção Agropecuária do Brasil – (UNAFA FEDERAÇÃO) foi oficialmente fundada durante a 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional em Defesa Agropecuária, que se realizou na capital da Bahia, em Salvador. A entidade nasce com o objetivo de defender a política de Defesa Agropecuária e os interesses dos seus agentes na aplicação dos princípios que regem a categoria.

A assembleia de fundação foi presidida pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Antonio Dimas Simão de Oliveira, Secretário de Mobilização da CSB e vice-presidente do SINDAGRI-CE. O presidente do SINFA-MA e fiscal estadual agropecuário, Francisco Saraiva da Silva Júnior, também participou.

Em obediência à legislação vigente, a UNAFA reúne representações sindicais de Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Ceará. Saraiva Júnior lembrou que foi durante uma conferência em Belo Horizonte, no ano de 2010, que a UNAFA foi idealizada. A consolidação da entidade só aconteceu a partir de 2011 e, hoje, oficialmente é fundada.

Metas
Na assembleia de fundação, foram concluídos os trabalhos de instalação da entidade. Apesar de a eleição e a posse formais terem sido feitas em Salvador, a sede da entidade será em Brasília. A federação irá, primeiramente, atuar para atrair novos sindicatos a se filiarem. E as metas da atual diretoria são: articular o registro sindical de entidades que enfrentam dificuldades; promover formação sindical para os dirigentes das representações filiadas; lutar contra qualquer forma de terceirização do serviço público; pugnar pelo nivelamento salarial e da nomenclatura das carreiras; e promover campanhas nacionais de valorização das categorias.

Diretoria eleita
Os eleitos e empossados são: Antônio Dimas Simão de Oliveira, presidente; Marcelo Corte Real da Silva, vice-presidente; Francisco Saraiva da Silva Júnior, primeiro secretário; Marcos Camargo, segundo secretário; Maria Fernanda Freitas de Almeida, primeira tesoureira; Samuel Sousa Silva, segundo tesoureiro; Annira Aquino Cortez, diretora de Comunicação e Organização; Frederico Bittencourt Fernandes Maia, diretor Jurídico e de Assuntos Institucionais; João Célio Moreira de Amorim, diretor de Formação e Mobilização Sindical.

O Conselho Fiscal ficou com: Maxwell Carvalho de Oliveira, Diego do Amaral Sampaio e Ivan Garcia de Freitas (titulares); Patrícia Emília Gomes Facó, Paulo José de Medeiros e Fabiano Sousa Vargas (suplentes).

Fonte: UNAFA