Central dos Sindicatos Brasileiros

Faturamento de taxistas em Fortaleza aumenta 40% durante a Copa

Faturamento de taxistas em Fortaleza aumenta 40% durante a Copa

Parceria entre o sindicato da categoria e a prefeitura, e cursos de idiomas contribuíram para o crescimento

Durante o período da Copa do Mundo, o faturamento dos taxistas de Fortaleza aumentou 40% – de acordo com o Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), filiado à CSB. Mesmo com ônibus gratuito oferecidos pela prefeitura de Fortaleza aos turistas, os visitantes optaram pelo uso do táxi. A cidade tem hoje uma frota de 4.392 veículos, com uma idade média de 3 anos de uso.

O Sinditaxi montou um esquema de bolsão no centro de Fortaleza para que não faltassem táxis. Em dia de jogos, eram usados cerca de 1.425 táxis, cada um fazendo em média 3 viagens. O sindicato da categoria tem 18 mil associados em todo o Estado. “Nós estamos muito satisfeitos com os resultados, pois esse crescimento e sucesso são frutos da negociação do sindicato com a prefeitura. Nós conseguimos ser integrados ao Plano de Mobilidade da Copa do Mundo, depois de uma série de reuniões e de muita negociação com a prefeitura”, explica Francisco Moura, diretor do sindicato e representante da CSB no Ceará.

Segundo o dirigente, o aumento imediato do faturamento é muito positivo, e esta ação trará ainda mais resultados no futuro.  “Fortaleza deu um exemplo de organização. Os taxistas colocaram a cidade no mapa dos grandes eventos. O sindicato criou uma série de cursos de capacitação, como aulas de idiomas que não terminaram junto com o campeonato, e quem contribuem para a qualificação e profissionalização da categoria”, disse Moura.