Central dos Sindicatos Brasileiros

Encontro internacional de taxistas no Peru debate os aplicativos de transporte de passageiros

Encontro internacional de taxistas no Peru debate os aplicativos de transporte de passageiros

Seis países da América do Sul, além do Brasil, discutiram sobre a ilegalidade desse sistema de transporte; CSB participou do evento

Representado pelo vice-presidente da Seccional Rio de Janeiro da Central dos Sindicatos Brasileiros, Hildo Braga, a CSB participou nos dias 20 e 21 de abril da terceira edição do congresso internacional de taxistas e motoxistas, realizado no Congresso peruano, em Lima.

Durante o evento, que contou com a participação de taxistas e mototaxistas do Paraguai, Colômbia, Argentina, Uruguai e Chile, além do Brasil e do anfitrião Peru, os participantes debateram, entre outros assuntos, a ilegalidade dos aplicativos de transporte e quais as possíveis soluções para este problema.

Para Braga, o ponto alto do congresso foram as discussões que visavam a união desses países contra a ilegalidade e os desafios para realização de uma ação em conjunto, entre associações, sindicatos, Centrais, Federações e Confederações de taxistas.

“Faço uma avaliação extremamente positiva deste congresso, justamente porque a conversa entre as entidades dos países ajudou a puxar muita informação para que a gente entenda o que está acontecendo dentro desses países. É muito importante a gente trazer essas informações para o Brasil, para sabermos o que está acontecendo fora do País”, falou Braga.

O dirigente acredita na importância da troca de experiências.

“Fomos tratar da ilegalidade que são esses aplicativos que estão trabalhando em todos os países da América do Sul. Ao mesmo tempo são poucos os países que estão criando leis, como foi o caso do Brasil, que acabou de aprovar uma. O Peru, por exemplo, está sofrendo muito porque são muitos ilegais e não se tem um controle efetivo ainda. Sem fiscalização,facilita para os aplicativos trabalharem. Por isso, queremos levar a nossa experiência e puxar o que eles estão vivendo para que não aconteça em outros países”, completou Braga, afirmando que a Argentina está muito à frente dos vizinhos sul-americanos.

CSB RJ visita entidades sindicais da Argentina para conhecer estratégias de combate a aplicativos de transporte particular individual

Os taxistas e mototaxistas ainda participaram de palestras sobre os problemas e alternativas nacionais e internacionais dos aplicativos e o serviço de transporte público no Peru.

Único representante brasileiro no evento, Braga acredita que é hora de o País sediar o próximo encontro.