Central dos Sindicatos Brasileiros

Encontro dos Profissionais da Segurança Pública da CSB reúne mais de 120 lideranças de todo o Brasil

Encontro dos Profissionais da Segurança Pública da CSB reúne mais de 120 lideranças de todo o Brasil

Durante o evento, participantes construíram documento com diretrizes para o setor

Entre os dias 28 e 30, mais de 120 lideranças, além de autoridades, marcaram presença no I Encontro dos Profissionais de Segurança Pública da CSB, realizado em Brasília. Os participantes nacionais e internacionais se dispuseram a dialogar, discutir e trazer estratégias para um modelo de segurança que alcance não apenas os profissionais, como toda a sociedade brasileira.

Ao todo, oito categorias de 20 estados do País compareceram ao seminário: Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Agentes Penitenciários, Guardas Municipais, Oficiais de Justiça, Policiais Ferroviários e Agentes Socioeducativos.

Palestras

No dia 29, o simpósio contou com palestras de seis especialistas. A primeira mesa teve a participação do coronel e diretor de assuntos legislativos da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME), Elias Miler da Silva. A autoridade discutiu o ciclo completo, aposentadoria e carreira única para policiais.

Na sequência, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, destacou a necessidade repensar a investigação criminal no Brasil. Ele criticou o que chama de procedimento judicialiforme, termo que consiste na possibilidade de a ação penal ter início por força de portaria de delegado de polícia.

Já o adido de Segurança Regional da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Jason Smith, trouxe a experiência da polícia comunitária norte-americana para os dirigentes que participaram do evento. “A polícia pode fazer muito sem esperar a boa vontade dos políticos”, pontou.

Abordando os desafios e as soluções para a segurança no Brasil, o pesquisador e sociólogo Luís Flávio Sapori apontou a consolidação do tráfico de drogas nas grandes cidades e a impunidade como os dois fatores principais que explicam a violência.

O presidente do Sindicato Nacional da Polícia de Portugal, Armando Ferreira, discursou a respeito das características do modelo de segurança pública de seu país. Ele ressaltou que todos os países que falam a língua portuguesa têm modelo de segurança igual, menos o Brasil.

Por fim, o presidente da Conferência Nacional dos Guardas Municipais do Brasil (CONGM), Oseas Francisco, analisou o papel do guarda civil municipal no Brasil. Citou como um grande feito a criação da Lei 13.022/14, que regulamenta a categoria.

Avaliação do Encontro

Para o vice-presidente da CSB e principal organizador, Flavio Werneck, o Encontro cumpriu todos os objetivos e foi fonte rica de conhecimento por parte dos palestrantes ao abrir horizontes para novas realidades. “As palestras foram muitos esclarecedoras e nos ajudarão a redigir um documento que será a carta da CSB, o norte da CSB para a segurança pública”.

Na etapa final do evento, os dirigentes presentes construíram as diretrizes do modelo de segurança para o Brasil, que serão organizadas por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de dois projetos de lei.

Veja a galeria de fotos