Central dos Sindicatos Brasileiros

Em Genebra, CSB participa da abertura da 106ª Conferência Internacional do Trabalho

Em Genebra, CSB participa da abertura da 106ª Conferência Internacional do Trabalho

Representando a Central, Antonio Neto denunciará as reformas propostas pelo governo brasileiro

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, participa nesta segunda-feira (5) da abertura oficial da 106ª edição da Conferência Internacional do Trabalho, que acontece no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça. Durante o evento realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o presidente da Central fará uma denúncia contra as reformas trabalhista e da Previdência.

Combatente ativo contra os retrocessos propostos pelo governo, Antonio Neto levará aos participantes da Conferência a agenda de retrocessos nos direitos trabalhistas e previdenciários proposta pelo Executivo e parte dos deputados e senadores.

“Estamos vivendo um momento sombrio e faremos de tudo para impedir que o povo brasileiro seja penalizado, principalmente por um Congresso e um governo que não têm a menor condição moral de debater temas tão sérios para a vida dos trabalhadores. Vamos levar à OIT essa pauta nefasta para os trabalhadores, que propõe o desmonte da Previdência e o fim da CLT”, falou Neto.

A edição deste ano deve reunir mais de quatro mil delegados de diversos países para discutir os problemas mais urgentes que o mundo do trabalho enfrenta na atualidade. Esses delegados representam governos, empregadores e trabalhadores.

Além da abertura oficial, nesta segunda-feira haverá discursos dos presidentes de grupos e do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez.

Trabalho Decente

Para esta edição, o tema escolhido foi “Construir un futuro con trabajo decente”.

Cerne da agenda do Trabalho Decente da OIT, a FPRW, sigla em inglês de Princípios Fundamentais e Direitos no Trabalho, inclui discussões sobre a eliminação do trabalho infantil, trabalho forçado e discriminação no trabalho.

Entre suas tendências e desafios estão: ratificação das Convenções fundamentais da OIT, a economia informal e rural, cadeias de abastecimento globais e zonas de processamento de exportação, formas de emprego não padronizadas e situações de fragilidade e conflito.

A assembleia da OIT acontece até o dia 16 de junho.