Central dos Sindicatos Brasileiros

Em estudo, OIT afirma que privatização da Previdência fracassou pelo mundo

Em estudo, OIT afirma que privatização da Previdência fracassou pelo mundo

Para entidade, reforço do seguro social público, associado a regimes solidários não contributivos, melhorou a sustentabilidade financeira dos sistemas de previdência

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em documento publicado em dezembro de 2018, demonstrou por meio de amplos estudos o baixo desempenho da previdência privada obrigatória em países da Europa Oriental e da América Latina. Após experiência vivida nesses países, a entidade afirmou que o experimento da privatização da previdência fracassou.

Segundo o documento “Reversão da Privatização de Previdência: Questões chaves”, que também serve de alerta para os governantes que buscam melhorar seus sistemas previdenciários, o reforço do seguro social, unido a regimes solidários não contributivos, melhorou a sustentabilidade financeira dos sistemas de previdência, além de melhorar o nível de prestação garantidas, o que permitiu às pessoas um melhor aproveitamento da aposentadoria.

De acordo com a publicação, de 1981 a 2014, 30 países (14 países da América latina e 14 da Europa do Leste e antiga União Soviética, e 2 da África) privatizaram total ou parcialmente seus sistemas de previdência social. Desses países, até 2018, 18 precisaram fazer uma re-reforma, revertendo a privatização, principalmente por conta das falhas do sistema, que se tornaram evidentes após a crise global de 2008.

Através dessas experiências fracassadas, a entidade também listou algumas lições aprendidas ao longo dos últimos trinta anos de privatizações. Entre elas estão a estagnação ou diminuição das taxas de cobertura, quando na verdade apoiadores argumentaram que haveria mais rentabilidade; as prestações previdenciárias se deterioraram, o que resultou no aumento da pobreza na velhice; aumento na desigualdade de gênero e de renda, onde pessoas de baixa renda ou que tiveram a vida profissional interrompida – por exemplo, por conta da maternidade – obtiveram poupanças muito reduzidas e consequentemente terminaram com aposentadorias muito baixas.

Além disso, o alto custo de transições criou pressões fiscais, uma vez que os valores foram subestimados. Os custos administrativos também são elevados, o que também geraram rendimentos e aposentadorias baixas. A concentração no setor privado, que, contrariando o argumento da geração de competição, causou a diminuição da concorrência.

No estudo, a OIT também garante que o beneficiário desta privatização foi o setor financeiro, muitas vezes grupos internacionais, o que gerou séria preocupação para o desenvolvimento nacional, uma vez que as reservas da previdência na fase acumulativa eram usadas para este fim.

O estudo demonstra, consequentemente, a complexidade de reverter esses sistemas privados e também nos lembra que a maioria das reformas foram realizadas com um diálogo muito limitado com a sociedade. Foram realizadas campanhas publicitárias na mídia para promover a previdência privada, muitas vezes patrocinada por fundos de pensão privados, com objetivo de diminuir a oposição pública.

Confira o estudo na íntegra.