Central dos Sindicatos Brasileiros

Em audiência pública, Sindicato dos Trabalhadores Rurais apresenta demandas à prefeitura de Rio Branco

Em audiência pública, Sindicato dos Trabalhadores Rurais apresenta demandas à prefeitura de Rio Branco

Ao final da sessão, deliberações foram compiladas e organizadas em um planejamento plurianual

Dirigentes do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rio Branco (STTR), trabalhadores rurais e o prefeito acreano Marcos Alexandre participaram de audiência pública, no último sábado (15), na escola estadual Boa União. Durante a sessão, os presentes trataram das demandas mais urgentes dos agricultores. As deliberações foram compiladas e organizadas em um planejamento plurianual 2017-2020.

Entre as solicitações estão melhorias em toda a cadeia produtiva, como reivindicações de acesso (pontes, bueiros, escoamento), ampliação de espaço, infraestrutura nas hortas (cobertura com plástico e tela) e renovação de casas de farinha, para aprimorar a qualidade do produto.

De acordo com o prefeito, com secretário de Agricultura e Floresta, Mário Jorge da Silva Fadell, e com a equipe de apoio, as demandas fixadas no planejamento serão atendidas.

Outro ponto tratado foi a regularização fundiária. Segundo a presidente do STTR, Fátima Maria Pedrosa Maciel, algumas áreas são urbanas e, ao mesmo tempo, têm agricultura familiar. “É preciso regularizar, fazer uma limitação entre o que é urbano e o que é rural”, afirmou.

Conforme orientação da prefeitura, neste caso, será preciso promover audiências públicas nos âmbitos estadual e federal, com participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Para a dirigente, o balanço foi positivo. “A construção do documento aconteceu na audiência. A gente se viu parte do planejamento, foi um processo mais democrático”, analisou.