Central dos Sindicatos Brasileiros

Diretoria do Sindicato dos Servidores da PF de Piauí toma posse para ampliar a luta contra os retrocessos

Diretoria do Sindicato dos Servidores da PF de Piauí toma posse para ampliar a luta contra os retrocessos

A reforma da Previdência e a necessidade de reformulação do modelo de segurança pública estão entre os principais debates da categoria

O coordenador da CSB no Piauí e diretor financeiro do Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Piauí (Sindeacs-PI), Cruz Castro, prestigiou no último dia 2, em Teresina, a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal do Piauí, entidade filiada à Central.

Eleita por unanimidade e com mandato até 2020, a nova diretoria é presidida por Marcos Vinícius Gomes Avelino. Para o dirigente, a reforma da Previdência é um dos grandes desafios dos policiais. “Nós entendemos como extremamente prejudicial ao policial. Prejudicial a todos os trabalhadores, uma reforma nada transparente, em que o governo convida o trabalhador para o sacrifício”, afirmou.

A reforma no modelo de segurança pública brasileiro também é uma das bandeiras da gestão. “A gente precisa mudar urgentemente a estrutura das polícias brasileiras, a começar pela Polícia Federal, que é a polícia referência do País. Não é possível que o Brasil mantenha uma estrutura policial secular vinda lá do período Colonial, é um dos países mais atrasados do mundo nesse aspecto”, frisou.

Na avaliação de Marcos Avelino, a filiação à CSB fortalece os dois lados. “Nossa voz vai ecoar mais”. E “nós, como especialistas de segurança, pública temos o poder de trazer uma discussão nacional, uma discussão ampla. É muito importante essa aliança”, analisou.

Cruz Castro reconheceu a importância da categoria e afirmou que a CSB está crescendo e filiando cada vez mais. Afirmou que, para dar suporte aos filiados, os representantes locais da Central são frequentemente capacitados. “Participamos dos movimentos da CSB, reciclagens, congressos, estamos sempre atualizados”, informou.