Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB MT participa de manifestação contra assédio em Cuiabá

CSB MT participa de manifestação contra assédio em Cuiabá

Acabar, ou pelo menos minimizar, o assédio contra as mulheres em todos os níveis do âmbito trabalhista. Este é o objetivo da manifestação aberta que acontece nesta quarta-feira (06.12), às 15h30, na Praça Ulisses Guimarães, em Cuiabá/MT e que tem total apoio e participação da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) em Mato Grosso, representada pela presidente estadual da entidade e presidente do Sintap, Diany Dias.

Para ela, alertar a sociedade quanto a este mal que ocorre ainda nos dias atuais em que a mulher ainda é colocada em segundo plano tanto nos valores salariais e nas oportunidades trabalhistas além de sofrer com o assédio sexual, é uma forma de fortalecer o combate a esses problemas. “É preciso deixar claro quais são as diversas formas de assédio para que a população possa identificar e não achar normal que isso aconteça e passe a denunciar para coibirmos estes abusos”, esclareceu Dias.

À frente da CSB/MT, a líder sindical deve promover esta frente como uma das prioridades de sua gestão que teve início em junho de 2017. Atualmente participam da CSB no estado 46 sindicatos e muitas líderes são do sexo feminino, por isso a importância de garantir lugares seguros e tranquilos para que possam desenvolver suas atividades sindicais e passar segurança às companheiras de seus respectivos sindicatos no tocante aos assédios. “Somente dessa forma é que as relações trabalhistas poderão ser mais salutares e justas”, garante a presidente estadual.

Planejamento

Outra frente que está em andamento é a luta contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária. Nessa questão a presidente reuniu-se na manhã desta terça-feira com o secretário de Profissionais Liberais da CSB/MT – e também presidente do Sinconmt – Deosdete Gonçalves da Silva. A meta, conforme informaram foi definir ações desta secretaria que deve iniciar, no próximo dia 08.12, itinerância na cidade de Pontes e Lacerda para disseminar informações sobre as reformas bem como conquistar novos sindicatos membros para a Central em Mato Grosso e, juntos, tornar mais aguerrida a luta sindical em 2018 no estado. Participou também da definição de metas o  secretário do Trabalho Rural da CSB em Mato Grosso, Francisco Aurélio Pereira Borges.

Fonte: Adriana Nascimento – Sintap – CSB/MT