Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB SC inicia ciclo de Cursos de Formação Sindical para debater reforma trabalhista e movimento sindical no estado

CSB SC inicia ciclo de Cursos de Formação Sindical para debater reforma trabalhista e movimento sindical no estado

Imaruí foi a primeira cidade a receber o curso em abril

A Seccional da CSB em Santa Catarina iniciou, no mês de abril, um ciclo de formação sindical a dirigentes e profissionais do estado. Com o objetivo de capacitar os membros do movimento sindical catarinense e fortalecer a organização dos trabalhadores, o primeiro curso aconteceu no município de Imaruí e contou com a presença de mais de vinte sindicalistas e professores universitários para acompanhar e ministrar as palestras e debates do dia.

Entre os assuntos discutidos, a história do sindicalismo brasileiro, comunicação e oratória, reforma trabalhista e saúde no trabalho foram os principais destaques. Segundo o presidente da CSB SC e vice-presidente da CSB Nacional, Oneide de Paula, o encontro serviu para esclarecer dúvidas, apontar quais são os desafios do movimento após a Lei 13.467/2017, falar sobre a sustentação financeira dos sindicatos e a prevenção de acidentes no ambiente profissional.

Palestraram no dia os sindicalistas Nicolau de Almeida Neto e Carlos Vieira, o professor universitário Aurélio Miguel e um representante do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Estado de Santa Catarina (CEREST/SC).

“A realização desse curso foi muito importante para a gente mostrar à base que nossa defesa não tem descanso. Estamos sempre protegendo os trabalhadores e não vamos parar por causa da aprovação da reforma. E, infelizmente, essa informação às vezes não chega até os trabalhadores, como foi abordado na palestra de comunicação e oratória. Tem muitos trabalhadores que não conhecem as lutas sindicais, então o pessoal que participou gostou muito do evento e pediu para que o curso seja realizado em outras regiões do estado”, conta o dirigente.

Ainda de acordo com Oneide, novos cursos serão promovidos pela Regional este ano. O projeto é realizar um evento em julho e outro em setembro para também debater as eleições 2018 e a necessidade de representantes dos trabalhadores no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas dos estados. A região de Joinville e Itajaí deve ser uma das contempladas.