Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB recebe a visita de candidato ao Parlamento Italiano

CSB recebe a visita de candidato ao Parlamento Italiano

Luis Molossi é ítalo-brasileiro e tem sua candidatura pautada nos ideais de fortalecimento da educação e na consolidação das relações entre Brasil e Itália

O presidente da CSB, Antonio Neto, recebeu, na tarde desta quinta-feira (01), a visita do advogado Luis Molossi, candidato a deputado pelo Parlamento da Itália. Molossi nasceu em Nova Bassano, no Rio Grande do Sul, e é filho de italianos.

Durante a reunião, que contou também com a presença do secretário Nacional de Comunicação da Central, Alessandro Rodrigues, Luis Molossi contou um pouco de sua história e dos desafios em concorrer às eleições italianas.

Filho de agricultores, o advogado mora em Curitiba e acredita na ampla parceria entre Brasil e Itália. Para ele, a representatividade dos italianos aqui é fundamental para a consolidação deste objetivo, uma vez que o Brasil possui 351 mil eleitores ao Parlamento italiano.

Segundo o presidente Neto, é importante a presença de um representante brasileiro na Câmara dos Deputados da Itália. “Os ideais trabalhistas e progressistas são a chave para o desenvolvimento de ações e políticas que melhorem a vida do povo e congreguem as nações. Peço o apoio de todos os dirigentes dos sindicatos filiados à CSB para o Molossi”, disse.

Molossi, membro do partido Movimento Associativo Italiano no Exterior (MAIE), concorre pela terceira vez. Em 2013, obteve 12.501 votos, o que o levou a ser primeiro suplente a deputado para América do Sul.

Em toda a América Latina, são quase de 1,4 milhão de eleitores (veja quadro abaixo).

Eleitores – América Latina
Argentina 714.277
Brasil 351.000
Venezuela 99.265
Uruguai 85.814
Chile 49.386
Peru 27.677
Colômbia 15.701
Equador 13.565
Paraguai 8.369
Bolívia 2.886
Trinidad 87
Total 1.368.027

As eleições serão realizadas em março, e os votos são dados por correspondência, um direito de pessoas com cidadania italiana residentes no Brasil e em outros países do mundo.