Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB participa do 10º Encontro Estadual dos Agentes de Saúde do Piauí

CSB participa do 10º Encontro Estadual dos Agentes de Saúde do Piauí

Nos dias 20 e 21 de maio, ocorreu em Teresina/ PI, o 10º Encontro Estadual dos Agentes de Saúde do Piauí. Participaram do evento agentes de saúde das principais cidades do estado, dirigentes sindicais, deputados e vereadores.

Durante o evento, os participantes puderam debater diversos temas de interesse da categoria, como as portarias  959 e 958/2016 do Ministério da Saúde que preveem a substituição desses profissionais por técnicos de enfermagem. Além disso, a categoria também reivindicou o reajuste do piso salarial nacional que não é reajustado desde há dois anos.

8a8ec64f-524a-4ad4-82ae-ee15b499a90eDe acordo com a categoria as portarias sacrificam e ameaçam a profissão dos agentes de saúde, pois atribuem aos técnicos em enfermagem o “direito” à atuarem como se fossem agentes de saúde. “Isso é um absurdo um desrespeito ao companheiros agentes que tem sua profissão regulamentada e um piso diferenciado”, afirmou Francisco Moura, vice-presidente nacional da CSB.

Moura também apontou a importância da unidade e mobilização da categoria no sentido do 3de3add8-8abf-40f7-9bc2-19b9cee40630movimento sindical dar apoio as lutas da categoria, em especial, contra as portarias que podem extinguir a profissão dos agentes de saúde e o fim do congelamento do piso salarial.

“Os agentes de saúde não recebem um reajuste sequer desde 2014. Temos que colocar um fim neste absurdo. Além disso, alguns prefeitos pagam um salário para os agentes abaixo do piso estipulado por lei, que hoje está em R$ 1.014,00”, disse o dirigente.

Nova diretoria

No 10º Encontro Estadual dos Agentes de Saúde do Piauí também ocorreu a posse da nova diretoria do SINDEACS-PI. Francisco Oliveira presidirá a entidade nos próximos três anos, substituindo o ex-presidente da entidade Cruz Castro que comandou o sindicato durante os últimos nove anos. Francisco Moura, finalizou sua participação reafirmando o compromisso da CSB com a categoria e que seguirá juntamente com o sindicato lutando com bravura para apoiar as bandeiras de reivindicações dos agentes de saúde.