Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB participa de manifestação em Cuba contra retrocessos nos direitos na América Latina

CSB participa de manifestação em Cuba contra retrocessos nos direitos na América Latina

Ato foi realizado na capital Havana, neste 1º de Maio, e reuniu mais de um milhão de pessoas

O vice-presidente nacional da CSB Sérgio Arnoud participou de ato em homenagem ao 1º de Maio, Dia do Trabalhador, em Cuba. A manifestação, realizada na capital Havana, aconteceu durante a reunião do Comitê Executivo da Confederação Latino-americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE).

A passeata foi pautada pela empregabilidade na América Latina. “[Discutimos] a crise que afeta a questão do futuro do trabalho, ou seja, além das ameaças de terceirização, privatização, há a questão científico-tecnológica que está fechando postos de trabalho no Brasil e no mundo inteiro, em toda a América Latina, em especial”, afirmou Arnoud.

Mais de um milhão de pessoas protestaram em “defesa do trabalho, do trabalhador nesse cenário que é extremamente negativo”. O vice-presidente afirmou que a diminuição de postos de trabalho faz com que os salários sejam reduzidos porque há muitas pessoas procurando emprego.

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados no Brasil foi de 12,3 milhões, no último trimestre de 2017, para 13,7 milhões, nos primeiros três meses de 2018.

No caso dos servidores, “o que mais preocupa é a questão da terceirização e das privatizações que vão tirando do setor público mais postos de trabalho, vão congelando as vagas, ou seja, quem se aposenta não é reposto”, ressaltou.