Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB é convidada a participar de Congresso para debater o movimento sindical internacional

CSB é convidada a participar de Congresso para debater o movimento sindical internacional

Evento acontecerá na Colômbia, onde sindicalistas de todo o mundo discutirão a criação de uma nova entidade representante dos trabalhadores das Américas e do Caribe

Com o objetivo de refletir sobre uma nova organização do movimento sindical internacional, membros da CSB e da Força Sindical (FS) se reuniram, na última sexta-feira (21), para debater a participação da Central dos Sindicatos Brasileiros no Congresso de Fundação da Alternativa Democrática Sindical (ADS), que acontecerá na Colômbia. O encontro ocorreu na sede da FS, em São Paulo.

De acordo com o vice-presidente da CSB José Avelino Pereira (Chinelo), é claro que os países demandam uma entidade moderna, capaz de unir a comunidade internacional e guiar as nações das Américas e do Caribe pelo urgente caminho do desenvolvimento trabalhista, político e econômico.

“Podemos avaliar que o mundo mudou. O nosso lugar é ao lado de uma entidade internacional onde possamos ser desenvolvimentistas, porque a CSB é uma Central nova e temos que estar em um projeto novo, com uma visão mais ampla de desenvolvimento, de crescimento econômico”, analisa Pereira.

Secretário de Relações Internacionais da CSB, Aelson Guaita também destaca a importância de se fazer parte de uma entidade sindical “que já nasce forte para defender a luta por melhores condições aos trabalhadores e trabalhadoras americanos, caribenhos e de outros países”. “A CSB precisa ser ouvida. A CSB nasceu por conta disso: contra tudo que representa o atraso no movimento sindical. É a nossa Central mostrando para o que veio no cenário internacional sindical”, ressalta o dirigente.

Ainda conforme declaração do secretário de Relações Internacionais da CSB, a participação da Central na fundação da ADS será amplamente discutida com a Diretoria Executiva e Direção Nacional. “No momento, fomos apenas convidados a engrossar as fileiras do movimento”, esclarece Guaita.

A ideia de se criar uma nova entidade que represente os interesses dos trabalhadores nas Américas e no Caribe surgiu, no final de setembro, em meio ao Encontro Internacional da Alternativa Democrática, realizado na Cidade do México.

Também estiveram presentes na reunião o 1º secretário da Igualdade Racial da CSB, Carlos Adriano; o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves (Juruna); o secretário de Relações Internacionais da FS, Nilton Souza Silva (Neco); o secretário de Relações Sindicais da FS, Geraldino dos Santos Silva, e o 1º secretário da Força, Sérgio Luiz Leite (Serginho).