Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB Ceará recebe plenária de fórum de entidades de servidores estaduais

CSB Ceará recebe plenária de fórum de entidades de servidores estaduais

Encontro foi marcado pelos preparativos da viagem à Itapipoca, que acontecerá no dia 16 de agosto

A sede da CSB no Ceará abriu as portas para a plenária do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec). A reunião foi realizada nesta quarta-feira (2), às 10h, e contou com a participação do Sindicato dos Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Sindagri), entidade filiada à Central.

Os dirigentes foram recepcionados pelo vice-presidente da CSB Francisco Albuquerque Moura. “A nossa sede está à disposição de nossos sindicatos filiados e parceiros”, reforçou o dirigente, que também é presidente da Seccional CE.

O encontro foi marcado pelos preparativos da viagem à Itapipoca, que acontecerá no dia 16 de agosto. O Fórum iniciará uma série de reuniões regionais. “Serão discutidos assuntos como previdência, reforma trabalhista, saúde do servidor e campanha salarial 2017/2018, além de assédio moral”, afirmou o diretor de Mobilização da CSB Ceará e vice-presidente do Sindagri, Dimas Oliveira.

A plenária também debateu a reestruturação do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC). Segundo o diretor, o governo diminuiu recursos destinados ao Instituto e à saúde dos servidores. “Isto tem provocado um aumento considerável de servidores com licenças médicas e mortes por falta de atendimento. Estamos propondo uma fonte de recurso exclusiva para este fim. A ideia é destinar parte do Imposto de Renda Pessoa Física dos servidores, que é receita para Estado, para custeio e manutenção do Instituto”, diagnosticou.

Além do Sindagri, estavam presentes as entidades ASSEEC, ASPRAMECE, MOVASE, SINDETRAN, ASCEMESC, SENGE, SINTBEM, ASSDTS, ASSOFI e ASSECULT.

Fuaspec

Fundado em 2007 e composto por 30 entidades, o Fuaspec é um canal de negociação direto com o Governo do Estado. Foi instituto pela Lei 13.931, que também criou a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), que determina três reuniões por ano entre o Fórum e o Executivo estadual.