Central dos Sindicatos Brasileiros

Conselho Estadual de Trabalho e Renda inicia debates sobre o piso salarial do Rio de Janeiro

Conselho Estadual de Trabalho e Renda inicia debates sobre o piso salarial do Rio de Janeiro

No encontro também foram debatidas as ações do Observatório de Emprego e Renda do Estado

O Conselho Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro (CETERJ) se reuniu, no último dia 27 de julho, para debater as ações do Observatório de Emprego e Renda do Estado, definir os membros da Comissão de Saúde e Acidentes de Trabalho, a regularização de representantes das bancadas patronal e laboral do CETERJ e iniciar a discussão sobre o piso estadual.

A CSB participa das reuniões como convidada com direito a voz. Os representantes da Central neste encontro foram Francisco Viana Balbino, secretário-geral do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (SINTEC-RJ), e o presidente do Sindicato dos Empregados de Edifícios de Niterói (Seen), José Juvino da Silva Filho.

Balbino explicou que a discussão sobre o piso salarial do Rio de Janeiro irá ser retomada no dia 15 de agosto. “Antes desta reunião, nós da CSB-RJ queremos reunir os representantes das categorias que são afetadas pelo piso estadual e definirmos o nosso posicionamento como Central. Porque esse é o momento de conseguirmos melhorias para os trabalhadores. Não adianta depois que a decisão for tomada recorrer. É agora que temos que nos organizar, articular e defender os interesses da classe trabalhadora”, afirmou.

Segundo Francisco Viana Balbino, é muito importante a participação da CSB nos debates do CETERJ. “Estamos lá como convidados com direito a voz, e a voz quando é bem usada, ela pode conseguir votos que são fundamentais para as categorias que representamos”, disse.