Central dos Sindicatos Brasileiros

Após pedido da bancada trabalhista, Conselho do FGTS nega parcelamento de verbas rescisórias

Após pedido da bancada trabalhista, Conselho do FGTS nega parcelamento de verbas rescisórias

Reunião foi realizada nesta terça-feira (18), às 10h, no edifício sede do Ministério do Trabalho

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) reuniu-se nesta terça-feira (18), às 10h, no edifício sede do Ministério do Trabalho, em Brasília. O encontro foi marcado pela rejeição do parcelamento das verbas rescisórias.

O texto apresentado pela relatoria determinava, em casos de prerrogativa de plano de recuperação empresarial, o pagamento em até 100 parcelas mensais de débito de contribuições devidas ao FGTS, comtemplando o montante rescisório em até 12 parcelas.

Porém, no entendimento da bancada trabalhista, integrada pela CSB, a medida traria prejuízos ao trabalhador. Para atender a demanda das entidades, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, sugeriu a exclusão das 12 parcelas das verbas rescisórias, determinando o pagamento em uma única vez, mas manteve o trecho destinado aos débitos das empresas com o Fundo. O novo texto foi aprovado pela maioria presente.

Na avaliação do 2º secretário da CSB e titular do Conselho, Raimundo Firmino dos Santos, a rejeição do parcelamento das verbas rescisórias foi a “grande vitória do dia”. Em relação à possibilidade de pagamento de 100 parcelas ao FGTS de empresas que estão em má situação financeira, o dirigente afirmou que a medida “é ruim, mas o não parcelamento poderia resultar em trabalhador sem seguro-desemprego e em mulheres sem salário-maternidade”.

Durante a reunião, outros pontos foram deliberados e aprovados. Entre eles, a mudança da composição do comitê; proposta de distribuição do resultado positivo do FGTS; autorização de quitação de obrigação dos municípios, Estados e Distrito Federal frente ao FGTS; e exigência de elaboração de Plano de Mobilidade Urbana para seleção de propostas no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana.

Os conselheiros apresentaram o relatório do Grupo de Trabalho do Fundo de Investimento do FGTS, que tem a finalidade de discutir a governança, a alocação e o direcionamento dos recursos ao fundo. O documento será apreciado na próxima reunião do comitê.

O fundo

O CCFGTS gere e administra o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O grupo é tripartite, ou seja, é composto por entidades dos trabalhadores, dos empregadores e representantes do Governo Federal.