Central dos Sindicatos Brasileiros

Alemanha propõe transporte público gratuito para combater poluição

Alemanha propõe transporte público gratuito para combater poluição

Teste será iniciado até o fim do ano em cinco cidades do país

A Alemanha, conhecida pela sua poderosa indústria automotiva, está propondo uma medida radical para reduzir os congestionamentos e as emissões de gases-estufa. Até o fim do ano, cinco cidades irão oferecer transporte público gratuito, num projeto piloto que pode ser expandido para todo o país. A ideia é incentivar a população a deixar os carros nas garagens.

“Nós estamos considerando o transporte público livre de tarifas para reduzir o número de carros privados”, escreveram três ministros, incluindo a ministra do Meio Ambiente, Barbara Hendricks, em carta ao comissário ambiental da União Europeia, Karmenu Vella, informou a AFP. “Combater a poluição do ar de forma efetiva, sem mais atrasos desnecessários, é uma das maiores prioridades para a Alemanha”.

As cinco cidades selecionadas para o teste incluem a antiga capital da Alemanha Ocidental, Bonn, além dos distritos industriais de Essen e Mannheim. A medida é considerada radical para o tradicionalmente estável mundo político do país, sobretudo para o momento em que a chanceler, Angela Merkel, luta para organizar uma coalizão de governo.

Além da extinção das tarifas nos transportes públicos, a Alemanha propõe restrições ainda mais duras nas emissões de frotas de veículos, como ônibus e táxis, zonas de baixa emissão e apoio a serviços de compartilhamento de automóveis.

O escândalo ‘Dieselgate’

No início do ano, Vella enviou cartas para a Alemanha e outros oito países da União Europeia, informando que eles tinham até 30 de janeiro para demonstrar “como e até quando” se adequariam às leis de qualidade do ar adotadas pelo bloco. Após o escândalo do “Dieselgate”, que revelou técnicas fraudulentas usadas pela Volkswagen para falsificar resultados de emissões de gases-estufa dos motores em testes regulatórios, muitas cidades se viram com níveis de poluentes mais altos que o permitido, ficando sujeitas a pesadas multas.

O prazo estabelecido pelo comissário ambiental da União Europeia foi prorrogado. Países que ultrapassarem os limites impostos pela legislação poderão enfrentar ações legais na Corte de Justiça Europeia, o mais alto tribunal do bloco, com poder para multar seus membros.

Passagens são baratas na Alemanha

Os transportes públicos são bastante populares na Alemanha, com o número de viagens aumentando regularmente nos últimos 20 anos, para 10,3 bilhões em 2017. Em comparação com outros países europeus, as passagens são baratas. Um bilhete em Berlim custa 2,90 euros, enquanto no metrô de Londres a tarifa é de 5,50 euros. O fim das tarifas é bem-vindo, mas detalhes da medida ainda preocupam.

— Eu não conheço um fabricante que seria capaz de entregar o número de ônibus elétricos que iremos precisar — comentou o prefeito de Bonn, Ashok Sridharan, à agência DPA.

Já a Associação Alemã de Prefeitos, Helmut Dedy, pediu “uma declaração clara de como (o transporte gratuito) será financiado” pelo governo federal.

Fonte: O Globo