Central dos Sindicatos Brasileiros

Instrutores e Despachantes Documentalistas de Sinop (MT) lutam para firmar sua primeira Convenção Coletiva

Instrutores e Despachantes Documentalistas de Sinop (MT) lutam para firmar sua primeira Convenção Coletiva

Decisão poderá sair no próximo dia 8, quando entidade e Fecomercio/MT se reúnem com desembargadora do Trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores, Instrutores e Despachantes Documentalistas de Sinop e Região (Sintraiauto/MT) estão muito perto de conquistar a primeira Convenção Coletiva de Trabalho da entidade, que representa mais de 10 mil trabalhadores em mais de 48 municípios do estado do Mato Grosso.

Após recusa de negociação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomercio/MT) com entidades do interior do estado, as partes devem se encontrar para mais uma audiência de conciliação, que deve acontecer por vídeo conferência.

Sem acordo na última audiência, realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, em Cuaibá (MT), no último dia 10 de outubro, o tesoureiro do Sintraiauto-MT, Claudemiro Brege, está esperançoso por um resultado positivo.

“A categoria aprovou em assembleia e entramos com dissídio. Na primeira audiência a federação queria arquivar o processo. Mas achamos que temos 99% de chance de sair com uma decisão positiva desta segunda audiência, pois estamos legalizados.  A luta foi árdua para chegarmos até aqui, pois não temos recursos financeiros. A federação sempre tenta nos enrolar, mas sempre damos a volta por cima”, disse Brege. Para ele, uma CCT própria traria mais dignidade aos profissionais.

“São 30 anos com os trabalhadores ganhando por hora aula, não temos um salário fixo para chegar no final do mês e comprar alguma coisa, pois você não sabe se terá um salário digno para comprar uma lata de leite para seu filho. Nós somos desvalorizados, e o sindicato está aqui para ajudar a categoria. Se o DETRAN entra de greve, o trabalhador não tem salário. O patrão não paga um salário-fixo aos seus funcionários. Esse dissídio vem para alavancar o trabalhador, dar dignidade e respeito”, finalizou o dirigente do sindicato.